Home » Ideias de negócios » Como montar uma empresa de instalação de placa solar

Como montar uma empresa de instalação de placa solar


A energia solar vem sendo cada vez mais utilizada como fonte de abastecimento energético. As pessoas estão se conscientizando da necessidade de aproveitamento deste tipo de energia, como forma de preservar a natureza e, economizar nos custos com energia. As empresas também estão se inclinando cada vez mais em renovar os meios de captação de energia.

No mundo, a geração de energia limpa vem crescendo cerca de 40% ao ano, enquanto no Brasil a média é de 2 megawatts. A tendência é crescer com o incentivo dos profissionais em arquitetura e o mercado de construção aquecido.

A energia solar é a mais limpa e renovável das fontes energéticas. O que precisa ser desenvolvida é uma tecnologia mais barata que permita a produção em larga escala, a custos abaixo das fontes convencionais, como, por exemplo, a hidrelétrica, base da geração brasileira.

Vantagens da captação de energia solar

energia solar

 

O custo com a instalação da placa solar para o chuveiro alcança retorno do investimento em 3 anos

A energia solar chega ao planeta em forma de radiação e em quantidade suficiente para atender milhares pessoas. Esta radiação transmitida  pelo sol, pode ser captada através de placas solares específicas, e, prontamente instaladas para reverter a radiação solar em calor. O calor é a principal fonte de matéria prima das usinas termoelétricas.

As empresas e as casas também podem se favorecer da energia solar a partir de equipamentos desenvolvidos para este fim. Estes equipamentos constam de placas solares instaladas nos telhados das casas.

A energia acumulada através de aparelho fotovoltaico pode ser utilizada para ligar aparelhos eletrônicos e aparelhos domésticos, com exceção de alguns deles como,  aparelhos de ar condicionado, secador de cabelos, máquina de lavar roupas, ferro de passar roupas, forno de micro-ondas, chuveiro, motores trifásicos, motores de grande potência e lâmpadas incandescentes. O retorno deste investimento para o cliente será de 10 anos.

Já,  para aquecer o chuveiro e piscina, as placas solares são bem mais acessíveis. O equipamento todo pode chegar a custar até 1.500 reais dependendo da região, e o retorno do investimento para o cliente é de 3 anos.

Como montar uma empresa de instalação de placa solar

placa de energia solar

 

Empresa faturou 1,5 milhão de reais em dois anos.

Para montar uma empresa de captação de energia solar  você irá precisar de um local amplo, com espaço para guardar todo o  equipamento necessário para instalação das placas solares como, fios, baterias, material elétrico, escadas, e as próprias placas. Recepção, escritório, garagem e banheiro.

Você também precisará de uma licença ambiental para poder atuar na sua região, além de licença da prefeitura. Contrate um bom contador para trabalhar na abertura da sua empresa, ele deverá efetuar toda a legislação necessária.

Quanto custa montar uma empresa de captação de energia solar

Para montar uma empresa de captação de energia solar, você poderá gastar até 1 milhão de reais. Este foi o valor gasto na abertura da empresa “Blue Sol” em 2010. Eles ainda gastaram mais 3 mil reais em publicidade na internet e também na abertura de mais dois escritórios, 1 no Rio de Janeiro e 1 em São Paulo, além da sede, que fica em Ribeirão Preto.

Até o ano de 2012 a empresa já havia faturado 1 milhão e meio de reais, e atuava no positivo. Na época eles conquistaram 815 cadastrados. Seus clientes necessitavam desde serviços complexos como, a instalação de energia para toda a casa, como fazendeiros que precisavam dispor da tecnologia solar para abastecer um único poste no meio de um pasto.  Atualmente as empresas, prédios domiciliares, escolas e clubes, utilizam este tipo de energia.

Concorrência pela captação de energia solar no brasil

A concorrência entre as empresas de captação de solar no Brasil é muito baixa. O país não desenvolveu um bom plano de apoio para atender empresários interessados em investir neste tipo de negócio. O único incentivo oferecido é um abatimento nos impostos, o que não estimula os empreendedores, embora o mercado tenha um grande potencial para crescimento. No país existem 30 milhões de residências.

Se você se interessou por este tipo de negócio, estude sobre como é feita a instalação das placas captadoras de energia solar e crie um plano de negócios eficiente.


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

19 comentários

  1. Gostei muito desta nota e gostaria de ter maiores informação.

  2. vanessa rodrigues da silva

    Eu gostei muito sobre este conteudo, e quero aprender mas, só que na minha cidade nao tem conhecimento sobre energia solar, eu moro em PORTO VELHO -RO. Gostaria muito de aprender tudo sobre este novo empreendimento que esta fazendo minha cabeça faz tempo, só que nao tem curso na minnha cidade para aprende a montar o aparelho, o que estou sabendo é que em MANAUS-AM é que fornece estes aparelho para RONDONIA, e gostaria de ter mais informações neste assunto, obrigada.

    • ERIVALDO MARTINS CRUZ

      Vanessa Boa tarde Veja o meu e-mail e entra em contato que te darei algumas dicas, eu sou técnico em Instalação de Placas Fotovoltaicas Resido em Santos – SP, é que nós estamos muito distantes um do outro, mas tenho como lhe dar alguma ajuda, para que você consiga, ter conhecimentos na área. Grato Erivaldo Martins Cruz Fones: 55 (13) 3019-5816 55 (13) 9 8811 3358 Skype: erivaldo.martins4 Santos – São Paulo CEP 11010-201

      • Erivaldo, Me chamo Osias e gostei muito do seu artigo instalação de placa solar. Gostaria de mudar de ramo, sou do Rio de Janeiro, e vejo que aqui esta tipo de serviço é novo, pelo menos em minha região. Poderia me indicar qual o curso poderia estar fazendo para entrar nesta profissão ? grato.

      • Gostaria onde eu posso encontra esse tipo de curso de técnico em Instalação de Placas Fotovoltaicas ? a que em João pessoa PB não sei tem esse curso a que.

      • Boa noite Erivaldo!!! Li a publicação, gostei muito e gostaria de estar conhecendo mais, pois moro em uma região de muito sol e acho que seria um ramo muito promissor. Por gentileza, se possível gostaria de conhecer mais, caso o Sr ou outros que queiram me passar mais informações estou pronto a recebê-las. Desde já agradeço Att Eduardo P S Rodrigues eduardopsrodrigues@hotmail.com Cel/whatssaap: (66) 9944-9773

      • Erivaldo, Estou interessado no ramo, você poderia me dar algumas dicas ?

  3. Olá Erivaldo, não conseguir lograr exito buscando você no skype, me adicione, gostaria de que pudesse me ajudar com mais algumas informações. Pois, tenho muito desejo de assim como Osias de mudar de ramo. Mas este milhão me deixou espantado, moro no Maranhão e vejo carência no mercado. Será se não há possibilidade de ser um representante de uma empresa que já atua na área. Tipo um vendedor e montador?

  4. Olá, não muito diferente dos outros comentários a cima, eu tenho 22 anos e gostaria de ter mais informações sobre essa area de placas solares, como montar, como posso começar uma mini empresa do 0 ainda mais aqui na minha região que tem um sol tão intenso na maior parte do ano! Obrigado e nota 10 para o artigo.

  5. Erivaldo, meu nome é Evandro moro em Campo Grande MS, não estou conseguindo achar este curso por aqui, gostaria de saber se há possibilidade de fazê-lo via on=line.

  6. Olá gostaria mais de informações sobre curso…como faço pata trabalhar na área. ..?atenciosamente, Izaque.

  7. Tenho interesse em montar uma empresa aqui em Juiz de Fora MG – gostaria de ajuda

  8. BOA TARDE SENHORES: NÃO PODENDO USAR ESSA ENERGIA CONFORME ABAIXO, COMO PODEREI ECONOMIZAR EM MINHA RESIDÊNCIA ??? A energia acumulada através de aparelho fotovoltaico pode ser utilizada para ligar aparelhos eletrônicos e aparelhos domésticos, com exceção de alguns deles como, aparelhos de ar condicionado, secador de cabelos, máquina de lavar roupas, ferro de passar roupas, forno de micro-ondas, chuveiro, motores trifásicos, motores de grande potência e lâmpadas incandescentes.

  9. Jorge Luiz Botelho

    Olá Gostaria de investir nesse segmento aqui no Nordeste . Sou da Bahia e tenho interesse de aprimorar o conhecimento em instalação de placas . Fico no aguardo.

  10. estou muito interessado em informações que possa me ajudar neste empreendimento.

  11. boa tenho interesse de tomar um curso.na área !com eu faço, sou aqui de salvador..tambem tenho interesse de montar uma fraquia Como eu faço

  12. Sou de Santos e tenho interesse de atuar no setor? Você é técnico instalador de qual empresa? Sua empresa possui treinamento no setor solar?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL