Se você ainda não percebeu, há algum tempo, as pessoas têm optado por mudar a alimentação de cães e gatos de estimação. Especialistas da área veterinária chegaram a conclusão de que a maioria das rações para animais de estimação à venda no mercado não oferecem os nutrientes necessários para a boa saúde dos animais e, ainda, podem lhes causar doenças graves, ou, até mesmo a morte.
Recentemente a ração da marca Purina foi a causa da morte de uma centena de cães saudáveis, e esta notícia leva os criadores de animais a considerar, mais uma vez, o produto natural produzido em casa como fonte saudável e segura de alimentação para seus bichinhos.
Barf para cães e gatos
Nos Estados Unidos, a prática de oferecer alimentos crus aos cães e gatos, Barf, têm alcançado, cada vez mais, um número maior de adeptos. Observou-se uma melhora na saúde destes animais, mais disposição física, menos pelos soltos pela casa, uma redução no mau hálito, melhora da dentição, e até alcançou-se a cura de algumas doenças apenas com este tipo de dieta.
A veterinária Sylvia Angélico, atua de modo interessante e pouco utilizada pela maioria dos médicos veterinários. Ela não costuma realizar atendimentos em consultório, prefere visitar a casa do cliente, pois desta forma, é capaz de observar o ambiente, o convívio com os familiares e, assim, traçar um tratamento mais específico e personalizado. Mas além disso, ela oferece também, incentivo e maneiras de se livrar de vez das rações para cães e gatos.
Sua opção pela alimentação natural é resultado de uma experiência pessoal que viveu a partir de cuidados com seus cães que, segundo ela, se alimentavam da melhor qualidade de ração disponível no mercado mas, mesmo assim, desenvolviam alergia. Ao testar a alimentação natural ela percebeu que em poucos dias os cães estavam curados e resolveu apostar neste caminho. Satisfeita, a médica veterinária já conseguiu tratar problemas de vômitos com 100% de resultado, e livrou um cãozinho que sofria de gastrite crônica, de seus inúmeros medicamentos, apenas com a mudança na alimentação. Atualmente ela é dona da Cachorro Verde, onde oferece cursos para pessoas interessadas em mudar a alimentação de seus bichos.
Segundo Márcio Brunetto, professor de nutrição animal da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, tais benefícios são reconhecidos, porém adverte para o cuidado necessário no momento de oferecer alimentos crus aos animais, uma vez que são mais propícios a contaminação. E no caso de oferecer alimentação com ossos, é preciso ter conhecimento sobre o tipo de osso que não fere o animal.
Mercado de alimentação caseira para cães e gatos
Ainda não há dados sobre este tipo de mercado, uma vez que se trata de um nicho relativamente novo e pouco explorado, embora a autora de diversos livros sobre o tema, Juliette de Baïracli Levy, tenha abordado o assunto no início do século passado.
Além da Cachorro Verde, sabemos que alguns veterinários estão começando a explorar este novo nicho de negócio ao passo que começam a comercializar a comida natural congelada à vácuo para seus clientes. Trata-se de algo extremamente novo, se não, inédito, até o momento. Vale salientar que, pelo menos, 40% das pessoas que iniciam com a alimentação caseira para cães e gatos, desistem por falta de tempo de preparar o alimento.
É uma ideia de negócio que pode ser aproveitada por Pet Shops, ou, qualquer empreendedor do ramo.
Inspire-se! Desejamos sucesso.