O surfe nunca esteve em tamanha evidência depois que Gabriel Medina ganhou o Campeonato Mundial em 2014. Sim, as empresas brasileiras deverão começar a criar produtos específicos para este público visando atender a provável demanda que surgirá em 2015. A vantagem deste negócio é que 95% do público consumidor de produtos para surfistas são na verdade apenas fãs do esporte. Eles gostam do estilo de vida e usam as marcas que representam seus ídolos. Eles gostam de vivenciar o espírito competitivo, o ambientalismo e a cultura dos surfistas.
Conhecendo este perfil consumidor, é importante que o empreendedor saiba se posicionar e estabelecer uma conexão com este público para que o negócio funcione. Saiba mais sobre este negócio e inicie um planejamento para a sua empresa.
Como montar uma loja de surfe
Mercado do surfe no Brasil
São 30 milhões de usuários de moda praia no Brasil. A moda praia ou surfwear, é composta de roupas e acessórios como óculos, saias impermeáveis, camisas, chinelos e bermudas estilizadas. A Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil),diz que o brasileiro é o povo que mais consome este tipo de roupa no mundo, incluindo biquínis e sungas, entre produtos fabricados aqui e importados. Ao ano, o faturamento deste mercado chega a ser de, 4 bilhões de reais a 9 bilhões de reais, e representa uma grande fatia do PIB brasileiro.
Os consumidores deste estilo compreendem crianças, jovens e adultos, independente da região onde vivem, ou seja, mesmo que morem longe da praia, estes produtos somam uma boa margem de saída. Mas para melhorar este cenário, com mais de 8 mil km de praia, somos o terceiro mercado mundial do setor.
Uma das vantagens de se investir neste tipo de negócio este ano, é o incentivo pela vitória de Gabriel Medina no Campeonato Mundial do ano passado. Além de uma importação maior de produtos relacionados, espera-se a fabricação de novos produtos nacionais que impulsionarão ainda mais este mercado.
Localização ideal de uma loja de surfe
Os consumidores de moda praia no Brasil se encontram em diversas cidades do país, independente destas cidades se localizarem próximas à praias ou não. Sendo assim, vende-se muito bem este tipo de produto no país. Em locais centrais, onde o comércio é mais ativo, as vendas são boas, porém, lojas especializadas em marcas importadas ou nacionais, devem optar por uma localização mais próxima da classe média alta. Em seu planejamento estruture uma média de preço ideal que você, como empreendedor, possa pagar sobre, aluguel, instalação e reforma, mas não deixe de observar a concorrência, e o fluxo de pedestres no local. Prefira uma localização bem visível, de fácil acesso e com estacionamento.
Outros aspectos a serem levados em consideração são:
- Demanda: Consta da característica populacional em torno do seu negócio, quantidade de pessoas que circulam no local, perfil sócio-econômico, renda, faixa etária, e interesse pelo produto.
- Oferta: Observe se seus concorrentes estão satisfazendo o público com seus produtos, se há espaço para a atuação de uma nova loja para surfistas, quem são, de onde são, e se há a possibilidade de conquistar clientes no local, apesar dos concorrentes presentes.
- Custos: Os custos com aluguel, reformas, marketing e também impostos exigidos pela localização da sua loja são muito altos? São compatíveis? É possível lidar com eles? Observe todos estes fatores antes de começar a empreender.
Produtos para uma loja de surfe
É ideal que o empreendedor esteja bastante íntimo com as marcas internacionais e nacionais de produtos específicos para surfe e surfwear. É preciso também que, se conheça sobre pranchas e acessórios ideais para a prática do esporte. Mas se você não entende nada sobre esporte, contrate especialistas que possam lhe auxiliar, tanto na compra como na venda de produtos para a sua loja. Estão relacionados à pratica deste esporte, roupas específicas para surfistas, roupas e acessórios de marcas endossadas por ídolos do surfe, calçados, chinelos e outros produtos específicos.
Móveis e estrutura de uma loja para surfistas
Assim que os produtos da loja para surfistas forem decididos, comece a planejar o espaço que eles precisarão para serem organizados como, araras para roupas, nichos para acessórios, estantes para pranchas, móveis e, aparelhos para escritório, computador, telefone, mesa e cadeiras. Para a área de atendimento serão necessários caixa registradora, balcão, leitores de cartão de crédito, impressoras fiscais, leitores a laser e sistema de som. A loja também deverá conter trocadores com espelhos, e banheiros para funcionários e clientes, que, de preferência, sejam separados. Também deverá haver um local para estoque de mercadoria, atendimento e vitrine.
Para compor toda esta estrutura a sua loja deverá possuir uma área mínima de cerca de 60 metros quadrados e um espaço externo para o letreiro.
Investimento Inicial
O investimento inicial para a abertura de uma loja de surfe, contando com reforma e decoração além de, letreiro, móveis, estoque inicial e vitrine, fica em média entre 90 mil reais e 120 mil reais. Este preço varia conforme o planejamento e a localização do negócio. Comece a planejar o seu negócio agora para ter sucesso no futuro. Desejamos sucesso.