No carnaval as cidades que costumam receber turistas para a folia, ou, movimentam a cidade com a festa típica, faturam alto com a venda de produtos essenciais e aluguel de casas, ou banheiros químicos. Se você está pensando em iniciar um negócio nesta época do ano, faz bem conferir quais são aqueles que faturam mais.
Os tipos de negócios que mais lucram com o carnaval
1. Distribuidoras de bebidas
As distribuidoras de bebidas lucram mais nesta época do ano, quando a procura por bebidas aumenta em até 80%. Os empresários costumam abastecer seu estoque e esperar os pedidos. Muitos destes pedidos também podem ser feitos com antecedência, e por isso é possível que o empresário se prepare para atender a todos os seus clientes.
Você pode saber mais sobre o negócio clicando neste link: Como montar uma distribuidora de bebidas
2. Fábricas de gelo
As fábricas de gelo trabalham a todo vapor na época do carnaval. O aumento na produção é de mais de 100%, é quando o número de funcionários temporários aumenta e as máquinas não param. As sorveterias, supermercados e postos de gasolina são os tipos de comércio que mais lucram com a venda de gelo triturado para bebida e para isopor.
3. Empresas de aluguel de banheiros químicos
As empresas especializadas no aluguel de banheiros químicos lucram alto com a época de carnaval. As prefeituras são aquelas que mais procuram pelo produto, mas somente aqueles que conseguem vencer a guerra pela licitação é que saem lucrando. Se você estiver começando no ramo de banheiros químicos, é recomendável que não entre na fila pela licitação das prefeituras, pois há um regime de cartel que inibe as chances de empresas iniciantes vencer seus concorrentes, além disso, o prazo para quem espera pela licitação é extenso e pode demorar meses, favorecendo que a sua empresa vá a falência antes mesmo de começar os seus negócios.
Há muitos eventos particulares que costumam alugar os banheiros químicos. Cada um destes banheiros podem ser locados por preços que vão desde 100 reais a até 250 reais por dia, dependendo de quantas vezes o local precisa ser higienizado pela empresa contratada.
4. Hotéis, pousadas e hostel lucram no carnaval
Na época do carnaval as pessoas gostam de viajar para aproveitar a folia em cidades pequenas, onde o povo é mais receptivo, e a folia pode ser bem aproveitada. Nestas cidades, onde a folia é garantida, o número de pessoas viajando em grupos é bem alto, na sua maioria casais, ou solteiros. Estes, geralmente alugam pousadas, ou ficam em hosteis, uma espécie de albergue com apenas 1 ou 2 banheiros, e cozinha compartilhada.
Já as cidades que não costumam receber os turistas foliões, também podem gerar lucro alugando seus locais para famílias. Geralmente o público que viaja para estes lugares mais afastados como montanhas, esperam um local sossegado para passar o carnaval.
Leia mais sobre como montar empresas no setor de turismo: Como montar um hostel
5. Cruzeiros lucram com o carnaval
Os cruzeiros de navios são ótimas fontes de renda no carnaval, cerca de mais de 250 mil turistas podem desembarcar em cidades da Bahia nesta época do ano. Já no sudeste, o Rio de Janeiro é apontado como principal local de visita de foliões, eles desembarcam na cidade de Búzios para aproveitar a data festiva.
6. Agências de turismo
As agências de turismo podem aproveitar o carnaval para vender passagens e pacotes de viagem para as pessoas que procuram um lugar para relaxar ou aproveitar a folia. As vendas aumentam significativamente, chegando a um número maior que 20%. As pessoas que reservam datas com antecedência conseguem preços melhores. No Rio de Janeiro, algumas agências lucram até mesmo com a venda de ingressos para as arquibancadas do desfile de carnaval.
Saiba mais sobre este tipo de negócio neste link: Monte sua própria agência de turismo em casa
Inspire-se nestes modelos de negócios para realizar o sonho de se tornar um empreendedor. Realize um planejamento, consiga crédito, pesquise o mercado local, e tenha sucesso.