O setor de franquias teve um aumento de 8,3% no ano de 2015, pouco mais que no ano de 2014, que constatou uma alta de 7,7%. O resultado positivo se deu a partir da implantação de franquias em cidades do interior, aquelas com pouco mais de cinquenta mil habitantes, e também devido a crise que se instalou definitivamente no país. As pessoas estão com medo de ficarem desempregadas, e por isso estão criando estratégias para sobreviverem a tempos difíceis, investindo suas economias em negócios que consideram rentáveis. Além disso, as franquias aparentam ser um tipo de empreendimento mais seguro.
Este tipo de estratégia, adotado por algumas pessoas para fugir da crise ou se preparar para ela, gerou 90 mil postos de trabalho no ano passado.
Leia: Qual franquia montar?
Como ser dono de uma franquia
Se você está interessado em ser dono de uma franquia, faz bem visitar as feiras de franquia organizadas pela ABF ( Associação Brasileira de Franquias), que acontece todo ano nos principais estados do país. Nestes eventos estão presentes os mais diversos tipos de franquias, de diferentes nichos, e é possível tirar muitas dúvidas. Mas antes de se decidir por qualquer uma delas, vale a pena consultar um advogado antes de assinar um contrato e, ter certeza de que escolheu um nicho com o qual tem alguma afinidade.
Apesar das franquias representarem um negócio seguro, há um grande número delas que fecham as portas por falta de afinidade do proprietário com o tipo de negócio, má administração e falta de apoio dos franqueadores. A comunicação entre franqueados e franqueadores é muito importante para o sucesso da franquia.