Estudamos as principais tendências para quem está interessado em montar uma empresa em 2016 e o resultado coube todo neste artigo. Você pode se inspirar a partir desta seleção animadora e abrir o próprio negócio no ano que vem, ou, simplesmente modernizar a sua empresa para não ficar para trás e se tornar mais competitivo no mercado.
Se você está desanimado com a crise e se preocupa com o futuro da sua empresa, este artigo poderá lhe dar uma luz para seus problemas. Use a sua criatividade, seu espírito empreendedor e favoreça a si mesmo ao interpretar este texto.
As empresas de 2016
1. A reciclagem ganhou a impressora 3D como grande aliada
A partir do movimento de reciclagem e aproveitamento do lixo, que vem crescendo conscientemente no mundo todo, a impressora 3D vem sendo utilizada por grandes marcas como a Nike, que fabricou um modelo de tênis utilizando o lixo reciclado do mar, para demonstrar a total capacidade da máquina. Estas impressoras ainda podem fabricar o esqueleto de bicicletas utilizando material reciclado e uma série de objetos padronizados, de acordo com o modelo especificado pelo produtor. Armaduras de óculos, cintos, chinelos…
Durante o II Encontro Nacional de Aparistas 2015, o consultor da Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico – Gilmar do Amaral, falou sobre Novas Oportunidades de Negócios para os aparistas de papel, focando a Reciclagem do Plástico. Gilmar destacou que 1,5 milhão de toneladas do produto ainda não é reciclado. A empresa brasileira Muzzicycles já saiu na frente e cria bicicletas a partir de garrafas Pet.
Leia: Montar empresa de reciclagem de plástico
A tendência para o futuro será manter fábricas operando a partir de impressoras 3D na garagem das casas das pessoas, que poderão realizar a venda de seus produtos através de aplicativos e sites pela internet. Os moldes podem ser adquiridos a partir de profissionais de design, facilmente encontrados em sites que reúnem freelancers. Aliás o trabalho remoto ou em casa também deverá estar em alta para o ano que vem.
2. Trabalho remoto está presente e é tendência para o futuro
As pessoas estão mais conectadas do que nunca, e quase não param de trabalhar mesmo estando fora do escritório da empresa. Elas respondem a e-mails enquanto voltam para o trabalho no meio do trânsito, solucionam problemas durante o horário de almoço e, ainda fecham negócios após o horário de serviço. A internet e os mobiles nos facilitaram muito a vida, não há como negar isso, e muitas empresas estão contratando cada vez mais pessoas para trabalhar em casa. O motivo está na economia de espaço, tempo gasto para chegar a empresa, tranquilidade, e rendimento.
As reuniões podem ser realizadas em dias específicos, e a apresentação de projetos a clientes pode ser marcada com antecedência através de aplicativos como Whatsapp. Ou seja, a empresa não precisará, nem mesmo pagar por um aplicativo próprio, local, ou gastos físicos.
Leia: Como montar um escritório virtual
3. O Marketing nunca foi tão visual
As pessoas estão logadas nas redes sociais e YouTube quase que 24 horas por dia, e quem são estas pessoas? Clientes!!! Sim, o Marketing da sua empresa nunca precisou ser tão visual quanto agora, e mais ainda no ano que vem. A tecnologia mobile e apps estão voando com as novidades e é preciso correr para aproveitarmos todas elas.
As redes sociais mais utilizadas como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, disponibilizam formas de publicidade online mais baratas que os modelos tradicionais de rádio e televisão, e isso significa que as empresas relacionadas a publicidade que não possuem um projeto para divulgação em vídeo para a internet estão atrasadas. O YouTube pode ter muito mais impacto a oferecer ao público, do que a maioria das agências de marketing digital imaginam.
Como já sabemos este conteúdo deve ser diversificado do conteúdo oferecido pelos veículos tradicionais, ele precisa ser engraçado, interessante e educativo. Mas além de tudo isso, ele precisa ainda, ser bom, porque qualquer vacilo poderá ser mal interpretado e imediatamente julgado.
4. Lojas virtuais devem dobrar em 2016
Está difícil manter o aluguel e funcionários com a crise e o crescimento das vendas online. As lojas físicas que atravessam dificuldades têm a opção de fechar as portas e migrar para a internet. Até os correios oferecem um plano seguro para quem possui lojas virtuais de produtos. O mercado virtual já se consolidou e transformou a vida de muitos empresários. Vale a pena consultar empresas experientes e realizar este novo projeto.
Todas estas mudanças, embora exijam esforço, são boas. Elas estão focadas na revitalização da natureza e qualidade de vida através do melhor aproveitamento do “lixo”, no maior aproveitamento do tempo, qualidade do ar e fluidez do trânsito a partir do trabalho remoto, e, solução prática para o momento de crise através das lojas virtuais. Então aproveite, vá em busca do sucesso e não tenha medo de iniciar algo novo, ou, começar de novo. Desejamos sucesso.