O negócio de micro energia através de placas solares e turbinas de ar, está se tornando um negócio cada vez mais rentável no Brasil. Pequenas empresas, que utilizam um valor elevado de energia elétrica, estão investindo cada vez mais no ramo, e esperam recuperar o investimento em até 8 meses.
Através da instalação de placas solares, ou placas fotovoltaicas, é possível manter uma micro usina de energia elétrica capaz de oferecer eletricidade de sobra para qualquer tipo de negócio, aliás, a sobra é direcionada para a distribuidora de energia elétrica local, segundo uma regulamentação da Aneel que está em vigor desde 2013.
Como funciona a micro usina de energia elétrica
A micro usina de energia elétrica possui um equipamento que registra a quantidade de energia gerada pela residência ou empresa, a energia não utilizada é convertida em reais para que o desconto possa ser feito na conta de luz. Muitas vezes este desconto pode chegar a até 90% no fim do mês.
Leia: Como montar uma empresa de instalação de placa solar
Dependendo do planejamento e da necessidade da empresa, é possível ligar aparelhos eletrônicos, chuveiros, e lâmpadas. Oito placas fotovoltaicas podem abastecer 1 residência.
A energia pode ser gerada através de placas fotovoltaicas ou microturbinas de vento.
Quais empresas podem se beneficiar das usinas de micro energia
As empresas como clínicas veterinárias, empresas de telecomunicações, clínicas, hospitais, escolas, universidades, e plataformas de petróleo, estão entre aquelas que mais se interessam por este tipo de energia limpa. Os benefícios estão na longevidade que o produto oferece, as placas voltaicas duram cerca de 25 anos, não polui o ambiente, é de fácil instalação, o investimento pode ser recuperado em um curto período de tempo, e os preços estão cada vez mais acessíveis.
A Aneel espera que pelo menos trinta mil pontos de micro-geração, que equivalem a 2,5 gigawwats de potência, possam estar instalados nos próximos 5 anos. Esta potência seria o suficiente para abastecer uma população de aproximadamente um milhão de pessoas.