O Brasil é o quinto maior mercado do mundo em produtos e alimentos saudáveis e se posiciona em décimo primeiro lugar no ranking mundial de sucos e bebidas naturais, ou seja, ainda é um nicho a ser explorado e, vem ganhando espaço com excelentes resultados. O brasileiro consome 1,4 bilhão de litros de sucos saudáveis num mercado que vem crescendo 10% ao ano. As empresas que alcançam maior sucesso são aquelas que exploram nichos, pois concorrer com as grandes empresas fabricantes de sucos é praticamente impossível.
Desafio dos sucos saudáveis 100% naturais no Brasil
Se por um lado é difícil concorrer com as fabricantes de sucos dominantes do mercado, ir pelo lado contrário dos industrializados, e apostar em nichos saudáveis, também pode ser um desafio. A proposta de consumo de produtos e alimentos naturais de qualidade, é impulsionada por um estilo de vida e consciência sustentável. Os sucos naturais ganham espaço e vem crescendo cada vez mais entre os brasileiros e pessoas do mundo todo, este interesse pode estar relacionado ao crescimento de outros mercados como, o fitness, o mercado vegetariano e também o vegano. Não coincidentemente, o mercado fitness brasileiro é o décimo do mundo e cresce em média, 13% ao ano, quase que emparelhado com os valores referentes ao de sucos saudáveis no país.
Mas há muitos desafios a serem transpostos neste nicho. O primeiro deles é convencer as lojas e supermercados a vender um produto com validade de apenas 3 dias. Isso foi o que aconteceu com a empresa Green People, natural do Rio de Janeiro. Como os produtos naturais devem chegar às prateleiras frescos e sem conservantes, os sucos possuem uma validade bem menor, o que aumenta os custos com a produção e minimiza as chances de obter lucro. A solução foi adotar quiosques em locais específicos e caprichar no design da embalagem para conquistar o consumidor, já que o preço também não é tão acessível assim para os padrões nacionais, uma garrafinha do suco contém pelo menos até 5 ingredientes, incluindo frutas, verduras e legumes, e custa em média de 10 a 15 reais.
O processo utilizado para a fabricação de seus sucos é a prensagem a frio de frutas frescas e na maioria orgânicas. As receitas foram elaboradas por uma chef de cozinha, e possui os nutrientes mais necessários para cada tipo de ocasião como, detox.
Outra solução para explorar o mercado de sucos saudáveis é investir nas máquinas de sucos naturais, ou máquinas de sucos congelados, como a comercializada pela companhia Fruta no Copo, que inicialmente atende somente a região Sudeste. A máquina utiliza um tipo de cápsula na qual contém a polpa da fruta congelada. Basta aplicá-la na máquina, ativar o processamento e consumir o suco fresco.
Se você se interessou pelo mercado de sucos saudáveis, crie o seu plano de negócios, e escolha um nicho que seja coerente com o seu produto para alavancar as vendas e alcançar o sucesso.