As franquias são modelos de negócios práticos que oferecem suporte técnico e apoio a seus franqueados. Seus modelos correspondem a um padrão e oferta de produtos que já foram testados e aprovados pelo público, e por isso pode ser uma forma de minimizar os riscos de falência da empresa após a sua abertura. Mas ainda que as franquias ofereçam todas estas especificidades que facilitam a sua operação e sucesso durante o seu percurso, elas não são infalíveis, e exigem do empreendedor responsabilidade, dedicação e jogo de cintura, além de capacidade de julgamento para tomada de decisões muito importantes.
Muitos jovens americanos utilizam as franquias como forma de adquirirem conhecimento prático que favoreçam a sua atuação no mercado, e têm se saído muito bem nos negócios. Acompanhe uma seleção de motivos que nos fazem crer que a experiência com uma franquia pode ser muito favorável para jovens com menos de 30 anos.
Por que as franquias são um bom negócio para jovens com menos de 30 anos
1. As franquias podem ajudar os jovens a fazerem escolhas certas sobre a carreira
Os jovens podem investir em profissões das quais eles realmente não gostam, simplesmente por não conhecerem bem o modo como funcionam, ou, por perceberem outros interesses depois que passam a atuar em tal função. Mas quando você assume uma responsabilidade tão grande como ter uma franquia e passa por todo o processo de seleção, informação, e aprendizagem, você é praticamente obrigado a se conhecer melhor, e tomar uma decisão sobre investir, ou não, em determinado negócio. A apreensão, a expectativa e os sentimentos que levarão os jovens a fazer uma escolha, serão importantes para o processo de desenvolvimento pessoal, autoconfiança e maturidade. O quanto antes esta escolha puder ser feita, mais cedo se tornarão pessoas bem sucedidas.
2. As franquias ajudam os jovens a se tornarem mais dedicados
Quando temos nas mãos um negócio que precisa se tornar lucrativo antes do fracasso, criamos metas, estipulamos objetivos e contamos com a dedicação para alcançar todas elas. Trata-se de um desafio no qual é preciso muito esforço e responsabilidade, atitudes incomuns de se encontrar na maioria dos jovens empregados, que geralmente não precisam se comprometer com a empresa ao ponto de passarem noites em claro ou finais de semana no trabalho.
3. Jovens donos de franquias adquirem maior conhecimento
Muitas pessoas, depois de atuarem como franqueados, dedicaram-se a atuar como donos do próprio negócio. O conhecimento adquirido durante o processo de desenvolvimento e estruturação de uma franquia são tão intensos, que tornam o jovem um expert do setor. Para ser bem sucedido nos negócios é necessário criar estratégias para vencer a concorrência, aumentar as vendas e criar publicidade para lucrar cada vez com o negócio, administrar funcionários, administrar o fluxo de caixa, lidar com fornecedores, e ser responsável por tantas outras obrigações que, ao final de alguns anos terão um conhecimento que levarão por toda a vida, e os ajudarão a serem os melhores naquilo que fazem.
4. Jovens empreendedores têm mais tempo para se dedicar ao negócio
O correto seria que os jovens assumissem primeiro a responsabilidade por um negócio e, depois por uma família. Pois a família exige atenção e tempo que podem acabar faltando ao negócio, caso não se consiga o apoio necessário. Nem todos os parceiros aceitam que o outro tenha um trabalho 24 horas, e, os filhos não possuem data para ficarem doentes ou esperam que você tenha um tempo reservado para acompanhar o seu desenvolvimento na escola, e tudo isso pode ser muito difícil.
Além de todos estes fatos, os jovens ainda não possuem gastos estrondosos pois não precisam sustentar a família, e podem economizar o seu faturamento com a empresa para novos investimentos.
5. As franquias baratas podem ser boas opções de negócio para os jovens
Os jovens que ainda não possuem uma situação financeira estável para pedir empréstimo, podem se valer das franquias baratas para iniciarem um negócio. As franquias baratas possuem o valor mínimo de 800 reais, o que não chega a comprometer um orçamento financeiro e não se torna uma responsabilidade suicida. Elas são um meio ideal para quem pretende conhecer melhor um tipo de mercado antes de investir pesado nele.
Leia mais: Franquias baratas a partir de 800 reais
Desejamos a todos os jovens sucesso em seus negócios.