As lojas de antiguidades são muito diferentes das lojas de móveis usados, a começar pelo quão antigo deve ser considerada uma peça para estar num antiquário. As peças de antiquário devem ter pelo menos 100 anos. Elas devem estar em perfeitas condições de uso e funcionando como se os anos não as tivesse afetado de modo algum, a não ser pelo claro aspecto envelhecido, que ao invés de incomodar aos seus admiradores, pelo contrário, é exatamente este aspecto, de anos ultrapassados, o que lhes confere o charme que eles procuram. Alguns colecionadores ainda testam a qualidade das peças por sua originalidade, ou seja, pregos, fechaduras e detalhes do fabricante da mesma época são excelentes indicativos de cuidado e boa procedência.
Ter uma loja com artigos de antiguidade pode ser o sonho de muitas pessoas, principalmente aquelas que se importam e valorizam a história, se você é uma destas pessoas, saiba como pode ser possível iniciar neste negócio e comece agora mesmo a planejá-lo.
Como montar uma loja de antiguidades
Para iniciar uma loja de antiguidades crie um planejamento a partir de móveis e peças antigas que você já possui e aquelas que você pretende possuir. Contabilize os gastos com restauração, tratamento, limpeza, e outras necessidades específicas, além daquelas estruturais como, espaço, aluguel e transporte para compra e entrega de objetos.
Mercado de antiguidades no Brasil
Segundo a Associação de Decoração de São Paulo (Adesp), este é um dos mercados que mais cresce no Brasil. O segmento chega a movimentar, pelo menos, 60 bilhões de reais por ano. Este resultado se dá pelo aumento de pessoas que alcançaram o nível da classe média brasileira e estão adquirindo bens e imóveis, antes considerados um luxo para poucos.
Sendo assim, as peças de antiguidade se tornam mais acessíveis e comercializáveis. Mas antes de optar por investir neste negócio faça uma pesquisa regional para entender melhor sobre os consumidores deste produto na sua área.
Público alvo de uma loja de antiguidades
Entre os principais interessados em comprar peças de antiquários são arquitetos, que utilizam os móveis e objetos para compor a decoração de residências, escritórios, restaurantes, lojas e outros tipos de estabelecimentos comerciais. Estes profissionais estão sempre em busca do requinte que estas peças proporcionam a qualquer espaço. Trata-se de uma tendência conhecida no meio como “mash up”, que propõe a mistura criativa utilizando o que é novo e o que é antigo antigo no mesmo projeto.
Outro público bastante interessado nestas peças são os decoradores e colecionadores. Estes costumam ser apaixonados pelas antiguidades e relíquias facilmente encontradas nestas lojas, e geralmente pagarão o que for necessário para adquirir um objeto que considerarem muito raro.
Localização ideal de uma loja de antiguidades
A melhor localização para uma loja de antiguidades deverá ser aquela onde pessoas da classe média alta costumam fazer suas compras como galerias, shoppings ou feiras específicas. Observe se o local oferece estabilidade e segurança, se o IPTU está em dia, se é possível expandir o espaço caso necessário, se há acesso fácil para o cliente e a possibilidade de instalar placas e sinalizações sem ir contra a prefeitura.
Estrutura de uma loja de antiguidades
Uma loja de antiguidades pequena se estabelece muito bem num espaço de 50 metros quadrados. Esta área pode ser divida entre balcão para atendimento, escritório, banheiros, e exposição dos produtos. Estas lojas geralmente não possuem estoque, o que reduz a necessidade de um espaço muito amplo, mas ao mesmo tempo, faz bem enriquecer o local disponibilizando todas as peças para o público. Alguns arquitetos e decoradores podem auxiliar na disposição dos móveis e objetos raros de modo que se tornem mais destacados e interessantes.
Cuide para que no local não haja goteiras ou rachaduras que possam danificar as peças, e mantenha todo o ambiente livre de insetos e pragas, principalmente cupins de madeira. Cuide também, para que o local esteja sempre bem claro e arejado, lembre-se de que são peças raras e delicadas e alguns tipos fungos podem comprometer o seu estado original causando manchas.
Leia também: Como montar um negócio em 10 dias
Como adquirir peças de antiguidade
As peças de antiguidade podem ser encontradas em leilões, feiras, e bazares. Geralmente, quando alguém morre e deixa pra trás muitas dívidas, seus móveis e objetos vão a leilão para liquidar o saldo devedor deixado para trás, desta forma é que são realizados os leilões, onde se encontram as melhores peças de antiguidade ou relíquias de família.
A internet também se tornou uma ótima ferramenta para este propósito. Existem diversos sites de venda online e leilões de antiguidade, basta constatar a responsabilidade de entrega da empresa ou da pessoa antes de fechar negócio.
Equipe de funcionários
Os antiquários não são conhecidos por manterem um grande movimento de público, portanto é possível que o dono, 1 vendedor e um funcionário para a limpeza, deem conta do recado. Cuide apenas para que o funcionário seja um conhecedor e admirador do ramo de antiguidades, assim ele poderá servir melhor o cliente interessado em seus produtos. Já o funcionário da limpeza, deve entender bem sobre como cuidar e limpar os objetos da loja utilizando os produtos corretos para evitar danificá-los.
Como ganhar dinheiro com uma loja de antiguidades
Uma loja de antiguidades também pode ganhar dinheiro alugando seus objetos para peças teatrais, filmes ou novelas, além de, oferecer o espaço para a promoção de eventos e coquetéis. Se você ficou interessado em ter um negócio próprio neste ramo, estude mais e inicie um planejamento. Desejamos sucesso na realização do seu sonho.