Home » Gestão empresarial » Como administrar uma empresa de sucesso

Como administrar uma empresa de sucesso


Administrar uma empresa de sucesso pode ser um exercício de comunicação. Os administradores passam a maior parte do tempo administrando conflitos, organizando tarefas e delegando ordens para obter sucesso. Para exercer essas atividades é preciso mais que conhecimento técnico, é necessário ter habilidade em comunicação. Quando a comunicação se faz bem sucedida, há menos conflitos entre funcionários da empresa, maior engajamento da equipe, e um provável aumento  no rendimento do setor.

Grandes empresários são excelentes comunicadores, eles entendem que necessitam estar sempre atentos a todas as questões da empresa para exercer um bom trabalho como administradores. Eles são atenciosos, disponíveis, e acessíveis aos funcionários de forma que possam estar sempre por dentro de todas as situações que ocorrem na empresa,  leia administração e comunicação.

  1. Administrar a  empresa envolvendo os funcionários
  2. Como desenvolver os funcionários de uma empresa de sucesso
  3. Administar a empresa e delegar tarefas
  4. Como administrar uma empresa  com instruções de trabalho

 

como administrar uma empresaComo administrar uma empresa de sucesso

Os administradores que não são capazes de manter uma equipe de trabalho unida, estão desperdiçando pelo menos a metade do potencial produtivo e criativo da equipe. É bastante provável que os funcionários saibam mais do que estão dispostos a oferecer por conta de mal entendidos, e sentimento de exclusão por parte do grupo e da gestão da empresa.

Assim, para se administrar uma empresa de modo que este setor funcione, é preciso engajar os funcionários  no projeto produtivo da empresa reconhecendo o verdadeiro potencial de cada funcionário, ouvindo críticas e analisando cada uma delas.

Para entender a real importância deste tópico, imagine como seria ter 80% de seus funcionários engajados em um projeto de produção, sem nenhum gasto adicional para a empresa, este setor teria um enorme potencial não é mesmo?

Como envolver os funcionários

Os funcionários envolvidos sentem que precisam estar informados sobre a real situação da empresa, para que então, possam desenvolver-se de modo a cooperar através de seus conhecimentos. Eles precisam entender como o seu trabalho afeta diretamente o desenvolvimento do local onde trabalham, e para isso se faz necessária a comunicação acessível e amigável entre subordinados e administradores. A lição que temos aqui, é a de que, os funcionários que não são ouvidos e valorizados, certamente se negarão a ouvir e valorizar.

Compreendendo esta lição, e implementando algumas mudanças no modo como se deve administrar uma empresa, perceberemos que esta conexão entre o setor produtivo e o plano de fundo poderá ser a solução mais viável e barata para o avanço produtivo da empresa.

Como estimular uma equipe

Para que você possa administrar uma empresa com sucesso, estipulamos nove estratégias para estimular a sua equipe:

  • Seja criterioso na contratação.
  • Invista em treinamento e capacitação, ou sobre produtos e tendências.
  • Estabeleça um plano de carreira. Boas perspectivas profissionais estimulam a produtividade.
  • Crie cumplicidade. Faça-os sentir que são parte importante da empresa.
  • Considere a possibilidade de instituir prêmios por metas alcançadas.
  • Desenvolva o espírito de equipe. Time unido é mais eficiente e potencializa as possibilidades de ganho.
  • Estimule os profissionais a desenvolver todo o seu potencial e elogie seu desempenho.
  • Delegue responsabilidades, essa atitude aumenta a eficiência e o controle dos funcionários sobre os resultados alcançados.
  • Acompanhe constantemente o desempenho de seus funcionários, assim você consegue identificar erros e defeitos e agir rápido sobre o problema.

Como desenvolver os funcionários de uma empresa

desenvolver os funcionários de uma empresa

 

Para administrar uma empresa de sucesso é preciso estar sempre a frente da concorrência, desenvolver seus funcionários pode ser uma opção. As empresas com perfil inovador estão sempre investindo em programas técnicos que qualifiquem melhor seus funcionários com o intuito de manter a implantação de programas e projetos de modo continuado. Os cursos desenvolvidos por essas empresas, a qual se responsabiliza por todos os gastos com aluguel de salas de aula e impressão de material, são boas estratégias, pois além de profissionalizar seus funcionários, criam um ambiente motivador, e estão sempre inovando.

Mas também existem maneiras de desenvolver seus funcionários com medidas simples e sem qualquer custo adicional. Atuar com criatividade é uma das maneiras de se  administrar uma empresa:

  • Distribua trabalhos  importantes e desafiadores: Dê a seus funcionários a liberdade de empreender projetos arriscados, proporcionando-lhes oportunidades de demonstrar o que sabem fazer.
  • Distribua gradualmente, maiores responsabilidades: Algumas responsabilidades e tarefas concluídas por você mesmo, podem começar a ser distribuídas de maneira gradativa entre os membros da sua equipe, a fim de desenvolver seus funcionários e lhe proporcionar tempo para desafios maiores.
  • Elogie seus funcionários: Um trabalho bem feito deve ser reconhecido e elogiado. Eles se sentirão motivados ao perceberem que seus esforços e capacidade de atuação são apreciados por seus gestores.
  • Desenvolva comprometimento: Envolva seus funcionários na tomada de decisões, questionando, informando e solicitando a opinião deles.
  • Desenvolva um seminário anual de aperfeiçoamento: Uma vez ao não envie-lhes um seminário de aperfeiçoamento pessoal ou gerencial. Além de se sentirem importantes poderão aprender novas habilidades.
  • Avalie o trabalho de seus funcionários frequentemente: A avaliação honesta deve ser frequente e não conter surpresas, reservas de elogios ou de reprimendas. Não adie esse tipo de conduta se pretende obter algum resultado sobre o seu empenho.
  • Não resolva o problema por seus funcionários: Eles podem se acostumar a permitir que a batata quente asse na sua mão sempre que surgir algum problema, desta forma, todos permanecerão paralisados, sem evolução, um por conta do comodismo e o outro por estar sobrecarregado.
  • Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas: Mantenha a porta e mente sempre abertas para seus funcionários e suas questões.
  • Treine seus funcionários: Seus funcionários precisam estar preparados para resolver problemas quando  você não estiver presente ou for promovido, eles devem estar trabalhando por você neste momento.

Como delegar tarefas

Delegar tarefas pode não ser tão fácil quanto parece, é preciso bom senso, respeito e concordância entre você e seus superiores. Para tanto, observe algumas regras sobre a delegação de tarefas para administrar uma empresa com sucesso:

  • Verifique se seu funcionário tem talento e aptidão para executar o trabalho. Este fator é essencial para que o trabalho não seja um fracasso e cause frustração.
  • Obtenha a concordância do seu chefe: A menos que você tenha recebido carta branca total no que diz respeito ao assunto de trabalho, verifique se seu chefe concorda com uma responsabilidade em particular.
  • Ao delegar tarefas, selecione algumas tarefas importantes aos seus funcionários, eles verão essa atitude como um voto de confiança, e se sentirão apreciados.
  • Verifique se seus funcionários compreendem claramente o trabalho, peça para que descrevam o que entenderam sobre o que deve ser realizado.
  • Possibilite que o funcionário possa executar o trabalho, fornecendo equipamentos, materiais e técnica, além de, informá-lo sobre possíveis regras, caso existam.
  • Permaneça acessível. Estabeleça uma rede de segurança na qual o seu subordinado se sinta seguro em consultá-la sempre que preciso, mas não vigie o seu trabalho.
  • Se o trabalho for bem executado, elogie.
  • Se o trabalho for mal executado auxilie, informe, demonstre como melhorar.
  • Delegue com frequência, é o que todos na empresa esperam de você.

A relação desenvolvida ao administrar uma empresa deve ser amigável e não favorável. Não favorável à fofocas, Não favorável à intrigas, e Não favorável à qualquer tipo de manipulação.

Como administrar uma empresa com instruções de trabalho

Ninguém nasceu sabendo e é muito comum cometer erros quando se está aprendendo uma nova técnica de trabalho. Por isso é importante para o administrador saber dar instruções a seus funcionários. Para administrar uma empresa assimile essas opções:

  • Marque hora e local tranquilos para que você poça instruir seu novo funcionário ou lhe ensinar uma nova técnica sem distrações que o forcem a transmitir informações enquanto anda de um lado a outro ou, por etapas.
  • Coloque-se no lugar desse funcionário para que possa lhe transmitir as informações necessárias da forma que você mesmo gostaria que lhe fossem transmitidas. Lembre-se de quando iniciou na empresa, e se apegue aos sentimentos do passado por um instante.Procure recordar da sua própria insegurança, preocupação e dificuldade.
  • Evite palavras difíceis e jargões, comunique-se na linguagem do ouvinte.
  • Não transmita informações óbvias. Concentre-se apenas no que precisam aprender.
  • Execute o trabalho para dar uma demonstração do que deverá ser feito.Se não puder demonstrar o trabalho fisicamente, utilize uma imagem simbólica, fotografias e exemplos. Preocupe-se em ser compreendido.
  • Peça para que o funcionário experimente, elogie se fizer certo e demonstre como melhorar se fizer errado.
  • Peça que o funcionário faça perguntas e tire todas as suas dúvidas com respeito e educação. Jamais menospreze uma pessoa por considerar sua pergunta estúpida.
  • Informe que estará disponível para responder a mais perguntas, e se sinta na obrigação de fazer com que o funcionário mais tímido se sinta confortável com você e inclinado a lhe procurar quando necessário.

Lembre-se que seus funcionários são de responsabilidade sua, e é preciso que executem bem as tarefas que lhe forem selecionadas. Não pense que por ser um administrador de uma empresa que não lhe pertence você pode se dar o capricho de desqualificar seus funcionários. Essas pessoas são o seu reflexo, o reflexo de como gere um setor, se após terem sido selecionadas por uma entrevista de trabalho não demonstrarem qualificação, a falha poderá ser do administrador.

Faz parte desta função saber como administrar uma empresa com habilidades em comunicação, delegação de tarefas e instrução.

 


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

um comentário

  1. eu gostaria de fazer um curso de enpreendedorismo gratuito mais não to achando o que faço

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL