Os clientes precisam de produtos e a sua loja precisa de clientes, logo, este seria um caso descomplicado e feliz se, não fosse somente uma transação mas sim, uma relação. Ou seja, os donos de pequenos comércios, grandes ou pequenas empresas, e lojas físicas ou virtuais, precisam desenvolver um relacionamento com o cliente se quiserem continuar vendendo.
Vivemos numa época em que as informações e as novidades estão a um clique do computador e por isso necessitamos ser mais rápidos, dinâmicos, competitivos, criativos e concorrentes, mas, com tantas informações corremos o risco de nos tornarmos frios e indiferentes como robôs. Sim, a internet, principalmente, propicia este tipo de comportamento. Mas não tem que ser assim, observe estas dicas simples e conquiste clientes um a um.
5 maneiras simpáticas de conquistar clientes para sua loja
1. Pratique um pouco de bondade
Ser bom atrai as pessoas, então cuide para que sua loja pratique um pouco de bondade. Patrocine eventos benevolentes, faça caridade, contribua com o bazar da igreja no bairro, crie incentivos para cuidar do meio ambiente, esteja disposto a contribuir com alguns auxílios criativos que possam desenvolver a sua região, as pessoas se tornarão agradecidas e corresponderão lhe dando a preferência.
2. Demonstre interesse pelo seu cliente
De tempos em tempos faz bem ligar para o seu cliente e saber se está precisando de mais produtos, se pretende experimentar uma nova marca, ou, simplesmente avise sobre um produto aguardado. Desta forma você sempre será o primeiro a saber o que este cliente está pensando e poderá tomar uma providência a fim de atendê-lo melhor. As pessoas gostam de se sentirem importantes e não poderão recusar tanta dedicação.
3. Aceite opiniões de forma sensata
Alguns donos de comércio não gostam e logo fecham a cara para clientes reclamões, mas pense se, de todo, ele está tão errado antes de se frustrar. Acontece que, você pode melhorar a partir de suas opiniões é o que empresas grandes fazem. Elas entendem que as reclamações podem ser construtivas e aceitam que os clientes as façam, e algumas até pagam por isso. Então, se você tem um cliente reclamão use-o a seu favor, e peça um feedback após as mudanças recomendadas.
4. Personalize seus produtos
Nem todo pé serve em determinado número de sapato, por isso tenha jogo de cintura e ajeite o produto da maneira necessária. Se preciso for, crie um formato exclusivo para atendê-lo. Você sempre será lembrado pela dedicação e boa vontade.
5. Faça amigos online
Antes de mais nada tenha um site. As pessoas estão aos milhões na internet e é onde você também deve estar. Entenda que, criar um vínculo social virtual atrativo, prático e dinâmico pode ser essencial para a sua empresa. Permita que as pessoas o contacte para fazer comentários e interagir sobre determinados assuntos relacionados ao seu mercado estando presente nas redes sociais e também através de artigos interessantes que estejam relacionados.
Desejamos sucesso em seu negócio.