A forma como pensamos pode, ou não, nos levar a uma carreira de sucesso. É o pensamento que estrutura uma lógica para a sua atuação na vida. Muitas pessoas, quando deixam de atuar como funcionários para se tornarem empresários, esquecem-se de mudar a forma de pensamento, e sem entender bem por que, fracassam nesta nova função.
Aprenda mais sobre a vida de empresário e se saia melhor desempenhando tarefas de chefe.
9 realidades sobre a vida de empresário
1. As decisões boas ou ruins, são de sua total responsabilidade
Os empresários podem fazer as coisas acontecerem do nada, e esta é uma qualidade que todo empregado almeja, mas para isso é preciso tomar algumas decisões, uma atitude que poucos funcionários estão acostumados a ter. Para ser bem sucedido, acostume-se com a nova função, e assuma tal responsabilidade com a consciência dos riscos. Esperar por um conselho ou que algo maior aconteça para a sua salvação sem que você mesmo tenha tomado uma atitude, pode ser a senha para a falência da sua empresa.
2. Empresários trabalham com projeções futuras
O funcionário está acostumado a trabalhar com situações que requerem atitudes imediatas, e se satisfazem com o trabalho feito, no fim do dia voltam para casa e para a família sem tantas preocupações. Já os empresários, precisam pensar em como uma atitude tomada agora poderá impactar o futuro da empresa. As medidas são tomadas com base em dados de curto e longo prazo, sempre calculando os riscos, o que pode lhe causar muita ansiedade e preocupação durante meses, ou, até a obtenção dos resultados.
3. Sentir-se desconfortável é a realidade de todo empresário
Quando você tem uma empresa para tomar conta é preciso ter coragem, ousadia, e couraça dura para aguentar os desafios. Uma vez nesta posição, você certamente receberá mais críticas do que está acostumado, menos apoio, e muito ceticismo. É desconfortável e solitário viver dia após dia nesta situação, mas quando os resultados são satisfatórios a recompensa é plena.
4. Como empresário você é obrigado a aprender novas habilidades
Quando somos contratados como funcionários, nosso dever é cumprir com o especificado, e somos contratados por tais especificidades. Mas quando nos tornamos empreendedores, precisamos nos dedicar a aprender um pouco sobre cada setor e profissão, e desenvolver novas habilidades.
Muitos setores da empresa dependem de você, então é melhor que conheça o papel desempenhado por cada um deles.
5. Empresários devem confiar nos números
Agora que você tem uma empresa a planilha de custos e fluxo de caixa deverão ser os seus melhores amigos. Confie neles. Apesar de lhes oferecer noites mal dormidas, lhe trarão a luz para caminhar entre as trevas.
6. É preciso amar a empresa que criou
Quando somos funcionários desempenhamos atividades pela obtenção do salário no fim do mês, mas quando somos empresários, devemos amar o que fazemos, para não nos sentirmos desmotivados por falta de dinheiro, dívidas e cobranças, que eventualmente podem vir a acontecer.
7. Empresários podem quebrar regras
As regras da própria empresa deverão ser impostas por você mesmo, então permita-se voltar atrás e quebrar algumas delas, afinal você não corre o risco de ser demitido. Olhe além do horizonte e arrisque-se de vez em quando.
8. Para o empresário o tempo não é linear
Quando somos funcionários, podemos nos desligar do trabalho assim que o relógio der o sinal, mas como empresários nunca nos desligamos. Pensamos em nossa empresa o tempo todo a todo momento, em reuniões familiares, férias ou feriados.
9. Para os empresários o que existe é o agora
Se você pensa em um dia se tornar empresário comece agora mesmo o seu planejamento. Foque em suas ideias, não tenha medo de ser revolucionário e arrisque-se. Faça isso enquanto ainda recebe um salário. Procure por funções que não lhe cobrem tanto tempo e que você possa cumprir fora do expediente. A internet favorece muitas opções como esta, as lojas virtuais por exemplo, são todas automatizadas e você poderá lucrar um extra enquanto estiver empregado. Aprenderá novas habilidades e desenvolverá seus talentos.
Desejamos que você seja um empresário de sucesso.