Um americano chamado James Clear, criou um método em 8 passos para pessoas que pretendem tornar as suas manhãs mais produtivas. Sua motivação se baseia numa conta matemática com dados sobre as horas da manhã que uma pessoa adulta, saudável, e com sorte para chegar até os 86 anos, viveria. Então, o resultado desta conta nos diz que, dentro de tais condições, nós teríamos 25 mil manhãs pela frente. Que tal torná-las mais produtivas?
8 dicas para manhãs mais produtivas
1. Gerencie a sua energia e não o seu tempo
Leia: O que é ciclo circadiano e como utiliza-lo para desenvolver a criatividade
Todos nós temos um relógio interno que determina o momento do dia em que mais somos ativos ou criativos. James nos aconselha a não brigarmos com ele, pelo contrário. Então tome um tempo para se conhecer melhor, e observar em quais horários do dia você está mais disposto a realizar determinadas tarefas. Assim as suas manhãs se tornarão mais produtivas sem muito esforço.
2. Planeje sua manhã toda noite antes de dormir
Esta pode ser uma tarefa um pouco complicada, mas é ideal para manhãs mais produtivas, principalmente as de pessoas muito ocupadas. Você deve criar uma lista de afazeres que lhe custarão 10 minutos do seu tempo, mas lhe renderão pelo menos 3 horas de produtividade garantida.
3. Abra seus e-mails após o meio dia
Estamos cada vez mais dependentes de nossos celulares e toda a tecnologia que nos é imposta, e isso tudo com muito gosto, mas, o ideal é que nos livremos um pouco destas ditas “necessidades”, afinal, se nos dermos conta, todas elas são um tanto fúteis. Ninguém lhe enviará um e-mail urgente eles certamente usarão o telefone para tanto. Isto lhe fará ganhar um bom tempo. E por falar em telefone, é melhor deixá-lo em outra sala, assim você não ouve os “rings” ou as luzinhas piscando, e evita se entreter com ele.
4. Escolha uma sala arejada e fresca
Quando estamos numa sala muito quente sentimos minar as nossas energias. O calor é irritante, incômodo, nos deixa cansados, e, nos impede de qualquer momento de concentração.
5. Não passe muito tempo sentado
Quando passamos muito tempo sentados nossos pulmões ficam comprimidos e nosso cérebro não recebe a quantidade de oxigênio necessária para funcionar como deveria. Você poderá se sentir mais cansado durante o restante do dia, se passou muitas horas sentado logo de manhã. mas caso seja impossível evitar ficar numa mesma posição por horas, a dica é reconfortar as costas com uma almofada ou travesseiro que mantenham as costas retas e os pulmões desbloqueados.
6. Crie um cardápio prático para o café da manhã
Levantar logo cedo e preparar aquele café farto dá muito trabalho, e depois você ainda precisará perder tempo limpando. A dica é preparar um cardápio prático mas rico em proteínas e vitaminas para te sustentar até a hora do almoço. Opte então por iogurte, frutas, cereais, ou, café e torradas.
7. Desenvolva um hábito pré trabalho
Você deve começar o seu dia com um ritual que te levará para o próximo passo. Este ritual pode ser 10 minutos de mentalização, meditação, banho frio, corrida, ou o que te faz ficar mais disposto e acordado.
8. Aproveite o caminho para o trabalho
As vezes o caminho para o trabalho pode nos favorecer o estudo e a leitura. Saber sobre as principais notícias do dia também pode ser uma boa pedida, afinal você passará o resto do dia focada no trabalho.
A importância de viver bem as primeiras horas do dia
Leia: O que pessoas bem sucedidas fazem antes do almoço
As pessoas que não desenvolvem hábitos saudáveis pela manhã acabam não evoluindo positivamente, pois desperdiçam esse tempo. As pessoas mais bem sucedidas que conhecemos aproveitam bem este período e vivem mais, são mais dispostas, saudáveis e realizadas, e esta não é uma coincidência. Então, o que você fará com as 25 mil manhãs que ainda lhe restam?