A FIFA, ou, Federação Internacional de Futebol Associado, tem sua origem na França. Ela dirige 209 instituições de futebol associadas, incluindo futebol de praia, futebol feminino e futsal. A instituição arrecada bilhões ao ano organizando jogos e campeonatos pelo mundo todo. Com seus 38 comitês, ela cuida de definir as regras dos jogos e premiação dos clubes.
Inicialmente, seu lucro vinha exclusivamente de seus associados, (times de futebol), mas hoje apenas 1% de seus ganhos derivam desta fonte, a FIFA fatura agora, cobrando direitos de transmissão pelos jogos das emissoras de televisão, marketing, publicidade e patrocínio. Aprenda mais com esta organização que chega a lucrar mais que muitas empresas por ano.
5 lições da FIFA sobre empreendedorismo
1. A FIFA possui um produto único no mercado
Quando foi fundada em 1904, a instituição futebolística contava apenas com o lucro das equipes de futebol associadas. Somente quase trinta anos mais tarde, é que se percebeu o potencial da instituição. Possuindo um produto único no mercado e jamais sendo rejeitado pelo público, a FIFA passou a cobrar direitos pela transmissão dos jogos.
A emissora de televisão paga uma fortuna pelo direito de transmissão destes jogos, e depois lucra com a publicidade exibida. A exclusividade de um produto custa caro, e rende bons lucros.
2. A Instituição não perde tempo em registrar patentes
Assim que um evento se inicia, como a Copa do Mundo, a FIFA corre para garantir a patente de seus produtos. Desta forma ela garante que nenhuma empresa se beneficie da marca durante o evento. Para utilizar o mascote da Copa do Mundo por exemplo, qualquer um deverá prestar pagamento à instituição.
As patentes são registradas no INPI, e espera-se pelo menos 3 anos para se obter a marca no país. É importante ter a patente do seu produto, principalmente se o seu produto for único e inovador.
3. A FIFA possui advogados em todo o mundo
A FIFA possui um acervo de advogados espalhados pelo mundo todo para garantir que o seu patrimônio não seja, de forma alguma, utilizado por terceiros durante os eventos futebolísticos. Isso garante a exclusividade da instituição. Mas estes advogados também estão lá para redigir contratos importantes que a protejam durante as negociações com os times associados.
É bom ter um advogado em casos de contrato com o cliente, fornecedores, parcerias ou sociedades. Quanto mais você estiver amparado pela lei, menos a sua empresa sairá perdendo em seus negócios. No caso de uma micro ou pequena empresa, ter 1 advogado já é o suficiente.
4. A instituição conquistou parceiros importantes
As empresas, Coca-Cola, Sony, Visa, Adidas, Hyunday-Kia Motors, e Emirates, são os patrocinadores oficiais da FIFA. Estas empresas estão patrocinando todos os eventos da organização. Já as empresas Budweiser, Castrol, Continental, McDonald’s, Oi, Johnson & Johnson, Yingli e Seara, estão patrocinando somente os eventos da Copa.
Se você conseguir um investidor para alavancar o seu negócio, poderá transformá-lo em algo maior e mais bem sucedido. Os investidores recebem uma porcentagem sobre os lucros, ou, conforme o combinado. Já os patrocinadores, como no caso da FIFA, contribuem em troca de publicidade, seus eventos alcançam milhares de possíveis consumidores.
5. A campanha de Marketing da FIFA é completa
O Marketing da FIFA conta com um mascote, uma marca patenteada, canção oficial, camisetas, e outros produtos que identificam o evento. Toda esta estrutura foi montada para atingir um único objetivo, a conquista do público para o evento.
As empresas que trabalham o marketing atingem um maior número de clientes, e alcançam uma maior conversão em vendas, pois o público se sente estimulado, e passa a desejar uma participação sobre a proposta da empresa.
Aproveite todas estas dicas da FIFA, e transforme também, o seu negócio empreendedor.