Quando iniciamos um negócio, é comum procurarmos conhecimento em cursos especializados, artigos online, e notícias sobre o mercado. Mas haverá um momento em que você deverá confiar em si mesmo, e parar de se apoiar nas informações que estão disponíveis, para dar o primeiro passo.
O inventor, palestrante e empresário, Stephen Key, conta que ao iniciar o seu negócio, costumava se apoiar nos conhecimentos de marketing de sua esposa, e não raramente se sentia confortável em ter alguém para culpar quando algo tivesse errado. Ao finalmente perceber que era capaz de tomar suas próprias decisões, se tornou mais confiante e ainda mais determinado. A empresa de Stephen cresceu e se tornou um verdadeiro sucesso nos Estados Unidos.
É ele quem nos dá as dicas sobre as atitudes que o levaram a tomada de decisões importantes sobre o trabalho.
O que fazer para tomar decisões importantes sobre o trabalho
1. Leia o quanto puder e depois ponha em prática
Há pessoas que usam os livros como muletas, e ficam a espera do próximo a ser lançado como se dependesse daquela leitura para o sucesso. Mas o sucesso não vem somente do conhecimento, ele também vem da prática. Há muito mais a ser feito, e o conhecimento é somente o primeiro passo, depois disso siga adiante.
2. Ouça os conselhos de pessoas mais experientes mas não se limite a eles
Quando ouvimos o conselho de outras pessoas, precisamos ter em mente que eles não têm a mesma perspectiva que nós temos sobre nossos próprios anseios. Eles só poderão falar sobre aquilo que eles mesmos experienciaram, e muitas vezes em tempos diferentes. Ou seja, é preciso saber aproveitar os conselhos das outras pessoas, os adequando ao nosso conhecimento, objetivo, e causa.
3. Seja flexível com seu plano
Embora você possa considerar o seu plano original perfeito, quando chegar o momento de implementá-lo será preciso ter jogo de cintura e flexibilidade para poder enfrentar os desafios e imprevistos que certamente virão.
Boas decisões acompanham o movimento e não brigam com eles. Assim você evita a perda de tempo e as frustrações.
4. Tome para si as responsabilidades por suas próprias decisões
Você é dono e responsável pelas decisões que toma durante o dia de trabalho ou em relação ao seu projeto . Ninguém mais pode ser responsável por elas além de você mesmo, e isso é bom. Se você precisa adquirir experiência não deve abdicar de suas responsabilidades.