Há pessoas que não conseguem passar mais de 4 horas na cama dormindo, enquanto outras não negociam as horas de sono por coisa nenhuma, mas o que importa é saber se você está dormindo as horas que te satisfazem a ponto de se sentir revigorado e bem disposto ao acordar.
As noites mal dormidas podem afetar o nosso dia de forma negativa, prejudicando a saúde do nosso corpo e nos forçando a reagir de modo instintivo e pouco racional. Saiba mais sobre o quanto a falta de sono pode acabar por se tornar um problema de grandes proporções.
Como a falta de sono interfere na sua carreira
Dormir menos pode significar um melhor aproveitamento do dia, mais assuntos de responsabilidade própria sendo bem administrados e mais tempo livre com a família. Mas, há um preço caro a pagar por poucas horas de sono, não são todas as pessoas que possuem a vantagem de poderem desfrutar bem, de apenas 4 horas dormidas. Na verdade, um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, comprovou que apenas de 3 a 5 por cento das pessoas necessitam de apenas este período de sono para acordarem bem, o restante deve aproveitar de pelo menos 7 horas bem dormidas.
Segundo Ying-Hui Fu, responsável pela pesquisa na Califórnia, os acidentes nas rodovias, quedas de aviões, e erros médicos estão diretamente relacionados à falta de sono.
Dormir pouco prejudica a saúde física e mental
A falta de sono está diretamente ligada a problemas de saúde. A permanência deste estado altera o metabolismo do corpo e enfraquece o sistema imunológico. Ainda estão associados à falta de sono, os sintomas de:
- Obesidade
- Doenças do coração
- Infertilidade
- Perda de memória
- Mal humor
- Cancro
Mentalmente, nos tornamos afetados pela falta de sono e cometemos mais erros, perdemos a capacidade de reflexo, concentração, e o modo como lidamos com o estresse do dia a dia. Quando estamos com sono não temos capacidade para tomar decisões acertadas, nos tornamos menos criativos e menos inovadores.
Como calcular as horas de sono
Observe se no trabalho você anda cometendo muitos erros simples, se está conseguindo se concentrar nas reuniões ou se desenvolveu problemas de memória, adquiriu peso, mal humor, ou anda se envolvendo em muitos acidentes pequenos. Reavalie a sua rotina e tire algumas conclusões sábias. Outra dica é calcular as horas de sono.
Se você anda dormindo até duas horas a mais nos finais de semana, significa que está com déficit de sono. Para saber a quantidade de horas ideal para você, observe as horas dormidas durante as férias, quando o corpo já se habituou ao seu ciclo normal. As horas dormidas neste período, equivalem ao período de sono adequado a você.
Como dormir mais horas por dia
Se tudo o que você precisa é de algumas horas de sono a mais, organize melhor o seu dia.
- Peça a ajuda da família: Delegue mais responsabilidades aos filhos e marido, peça para que, pelo menos, cuidem de suas próprias necessidades.
- Evite deixar pra depois: Pequenas questões, ou aquelas que você considera menos importantes, são as mais fáceis de serem resolvidas, então resolva. Não permita que se acumulem ou acabará com muito mais coisa para fazer no final do dia.
- Exclua o aplicativo do Facebook do seu celular: Você terá tempo para se socializar com os amigos após o seu horário de trabalho.
- Alimente-se bem: Uma boa alimentação fornece energia para o seu dia e melhora a sua capacidade de raciocínio.
- Durma cedo: Deixe para assistir aquele filme que vai passar no Netflix no final de semana com a família.
Aproveite todas as dicas, recupere a sua saúde e torne-se mais produtivo.
