As empresas estão sempre em busca de profissionais talentosos para fazerem parte de sua equipe. Elas contam com psicólogos e especialistas treinados para realizarem o recrutamento destes profissionais, esperando que consigam contratar aquele que fará a diferença na evolução da empresa. Conheça as características que estas empresas procuram num bom profissional.
3 características de um profissional talentoso
1. Um profissional talentoso demonstra atitude
A atitude de um profissional pode dizer muito sobre a sua paixão pela carreira e pelo trabalho. Os contratantes admiram muito esta qualidade. Não é difícil encontrar pessoas desinteressadas, desmotivadas, e infelizes ocupando um cargo que custa caro para a empresa e não rende nada em troca.
Mas a atitude é companheira de mais dois importantes atributos, um deles é a competência. Se você tem atitude e ama o que faz mas não é competente, não serve para a empresa.
2. O profissional bom e talentoso é competente naquilo que faz
Ser competente é uma qualidade extremamente importante. É preciso saber desempenhar o papel ao qual se candidatou para que a empresa possa dar continuidade ao seu desenvolvimento. As empresas não existem para treinar profissionais, elas precisam de pessoas treinadas, a não ser que o cargo seja muito novo e experimental.
O profissional competente também precisa demonstrar que é capaz de trabalhar em equipe.
3. Possuir um pensamento coerente com os valores da empresa o torna um bom profissional
Para que o bom profissional seja perfeito, é preciso que sua mente esteja de acordo com os valores da empresa e sua equipe. Só assim será possível desempenhar um bom papel na empresa em que se encontra, pois estes valores o tornam leal.
Estas 3 características se complementam. O bom profissional possui cada uma delas de maneira a ser reconhecido como capacitado para desempenhar perfeitamente o seu papel.
É muito comum observarmos pessoas se candidatando a empregos por bons salários, mas poucos dão importância à instituição em que os empregam. Há casos em que funcionários se esforçam para saírem da empresa indenizados, e não dão muita importância para a evolução na carreira. As empresas ficam cada vez mais atentas a este tipo de funcionários e se esforçam para não caírem em armadilhas como estas. Prepare-se bem para se sair bem na carreira.