O Dia dos Pais não é um data tão lucrativa para o comércio quanto o dia das mães, dia dos namorados ou Natal, talvez isso comprove que os homens são aqueles que gastam mais com presentes e mimos com a família, ou quando estão em relacionamentos, mas esta não é a principal razão para uma expectativa tão baixa de vendas para o período.
Entenda por que comércio de vários estados do país estão esperando um aumento bastante tímido das vendas para este ano.
Expectativa do comércio para o Dia dos Pais nos principais estados do país
Minas Gerais: O estado de Minas Gerais percebeu pouca movimentação nas lojas da cidade e dos shoppings, e há duas semanas atrás está realizando promoções e liquidações de até 70% de desconto. Os especialistas estão esperando um aumento de apenas 1% a 2,5% nas vendas, ou, um valor equivalente a 1,83 bilhão de reais na economia da capital. A causa seria o aumento da inflação que estaria limitando muito o consumo das famílias, o apelo para a compra de produtos para a data seria apenas emocional.
Rio de Janeiro: O estado carioca espera um crescimento tímido, e o pior desde 2004, mas ainda assim, a expectativa é superior a do estado de Minas Gerais, chegando a 5,1% a mais em relação ao ano passado. Segundo o economista Christian Travassos, da Fecomércio-RJ, a economia do Brasil passa por um período de desaceleração e as famílias estão mais cautelosas em gastar o seu dinheiro.
São Paulo: O estado de São Paulo deve arrecadar menos que 2% neste Dia dos Pais de 2014, chegando a 5%. A causa, segundo especialistas, se deve ao aumento da inflação, a alta dos juros, desaceleração econômica e o efeito pós Copa do Mundo, que acabou prejudicando muitos setores. No entanto, entre os entrevistados, foi possível prever um gasto de pelo menos 200 reais por pessoa.
Pernambuco: No recife a expectativa para o Dia dos Pais é de lucros próximos a 5,5%. Os setores que deverão lucrar mais com a data deverão ser o de roupas, eletrônicos, livros e bebidas. O repasse da alta no custo da produção foi apontado como maior causa para a desaceleração das vendas de produtos.
O setor de vestuário, eletrônicos e bebidas estão entre os principais produtos buscados para para presentear os pais este ano.