Ser rico é diferente de possuir riqueza. Sim, os ricos possuem muito dinheiro, mas não chegaram a este nível sem a riqueza. A riqueza consiste em respeitar o dinheiro e também o que ele representa. Mostre-me uma pessoa que não se importa com o próprio dinheiro e eu lhe direi que ele é financeiramente pobre.
Os ricos sabem dar ao dinheiro o seu verdadeiro valor, e por este motivo o dinheiro não os abandona. Saiba o que é preciso fazer para o dinheiro ficar com você também.
8 passos para você conquistar a riqueza
1. Não busque o conforto, vá atrás da liberdade
As pessoas falham em pensar que um pouco de conforto é o suficiente quando o objetivo é adquirir riqueza. Estas, talvez nunca se tornem ricas, pois estão em conflito consigo mesmas. Os ricos não querem apenas conforto, para eles o conforto não passa da confirmação do seu status financeiro, eles querem liberdade. O que eu quero dizer com liberdade? A possibilidade de ir e vir sempre que sentir necessidade, da forma que achar conveniente, sem ter que, necessariamente, corresponder aos padrões da sociedade.
2. Evite diversificar demais
Você pode obter mais de uma fonte de renda, mas evite se dividir em mais de uma função ou, colocar seus investimentos em muitas cestas, assim, você acabará tendo que conviver com a renda limitada de cada uma delas. Dedique-se a um único negócio e o veja crescer. Seu negócio se tornará rentável e você poderá lucrar substancialmente com ele.
3. Não confunda diversificação de renda com fortificação de renda
A diversificação envolve tempo, dedicação, atenção e cuidado entre um, ou mais tipos de negócios ou, investimentos. A fortificação atua de forma a arrecadar faturamento sem que você se esforce para obtê-lo. Um bom exemplo de fortificação de renda é o aluguel de uma casa, apartamento, parcerias com outras empresas e assim por diante. Estes negócios oferecem renda de forma passível.
4. Evite fazer comparações financeiras com o vizinho, sempre haverá bairros melhores do que o seu
É comum encontrarmos pessoas que vivem comparando a própria vida financeira com a do vizinho, e este pode ser um enorme erro. Enquanto você alimenta o seu ego e se satisfaz pagando a prestação da casa própria e assando uma carne todo final de semana, o seu vizinho pode estar se preparando para mudar para um bairro melhor, comprar um carro do ano e, planejando descansar no exterior.
Se tiver que se comparar a alguém, escolha alguém mais rico e mais distante da sua realidade.
5. Não invista em tendências
As tendências são como o próprio nome diz, uma tendência. Você precisa investir em algo sólido como, alimentação, transporte, medicina, comunicação, e outros tipos de negócios que são indispensáveis para a sobrevivência humana.
6. Não se deixe levar pela emoção
A emoção nos faz ver e acreditar em fatos irreais, principalmente quando estamos junto de pessoas amigáveis, e que nos fazem sentir bem. Avalie sua escolha com cuidado, considere que o dinheiro é valioso para você.
7. Prefira investimentos de longo prazo
Se você pensa que a poupança um dia lhe tornará milionário, está completamente enganado. A não ser que você tenha tempo para esperar uns 40 anos. Prefira investir o seu dinheiro em fundos à longo prazo, você poderá ficar com menos dinheiro disponível durante alguns meses mas será melhor recompensando.
8. Os ricos de verdade preferem não ostentar
Uma forma de respeitar o dinheiro é evitar a ostentação, por que esta atitude realmente não serve pra nada. Pessoas que ostentam, sempre estão vivendo às custas dos outros, e precisam se afirmar. Ricos de verdade procuram poder se sentar numa bela sacada de frente pra praia usando sandálias, enquanto observa as crianças brincarem no mar.