Que o Brasil não levaria o hexa desta Copa do Mundo só os mais otimistas duvidavam, mas que o país sairia do campeonato com 7 gols nas costas, nem mesmo os mais pessimistas poderiam apostar. Mas já que a realidade é esta, aproveitemos para aprender algumas lições de negócios com os gols da Alemanha sobre o time do Brasil.
7 lições sobre negócios que aprendemos com o jogo entre Brasil e Alemanha
1. Não conte somente com um craque no time
Teorias da conspiração à parte, o time do Brasil jogava apoiado em Neymar como craque da seleção para atacar o time adversário. Na falta do mesmo, o time se mostrou abalado, desmotivado e preocupado. O mesmo acontece com uma equipe de vendas que conta com um único bom vendedor. Quando este se ausenta por algum motivo, os lucros não são suficientes para bater a meta estipulada para o mês ou ano, e no geral, você perceberá que, pela falta de mais craques na sua equipe, a sua empresa é que sairá perdendo.
2. Tenha sempre um plano B
Fatalidades acontecem o tempo todo, e não temos qualquer controle sobre as mesmas, mas podemos minimizar o problema projetando os riscos e estipulando um plano B. Assim que Neymar e Thiago Silva tiveram a participação no jogo contra a Alemanha descartada, o técnico se perdeu, e escalou uma seleção sem qualquer planejamento estratégico. O resultado só poderia ser o desequilíbrio total do jogo, o mesmo acontece com o seu negócio. Chega um determinado momento que, sem estratégia, o negócio desanda, por isso é preciso prever fatalidades com antecedência.
3. Crie uma estratégia eficiente
O Brasil, me parece, nunca ter tido uma estratégia de jogo verdadeira. Se todos os passes derem errado, sofra uma falta! Aprenda que, é quando estamos perdendo que levantamos e viramos o jogo aplicando o que fazemos de melhor. Não é hora de cair e esperar por socorro. Mostre o que pode fazer para ser um vencedor.
4. Estude a concorrência
Seus concorrentes podem lhe ensinar muito sobre a sua própria empresa, seus pontos positivos e negativos, são refletidos a partir da maneira que o seu concorrente atua no mercado contra outras empresas e contra você. O que eles fazem melhor que você? Qual é a estratégia do seu concorrente? Como ele atua no mercado? O que você pode aprender com a sua concorrência? O time do Brasil não parecia preparado para enfrentar seu adversário.
5. Tenha foco
O Brasil se mostrou perdido após o primeiro gol logo no início do primeiro tempo. Não perca o foco! A sua empresa depende que você siga com o seu objetivo para não levar uma goleada da empresa concorrente! Você tem uma posição a zelar, não perca a cabeça por que algo deu errado no começo, você deve saber exatamente o que fazer para se recuperar diante de uma situação difícil. Apoie-se na sua equipe para vencer.
6. Conte com a sua equipe
Você precisa saber que pode contar com a sua equipe diante de uma situação difícil, e eles precisam saber que podem contar com você. Se alguém não corresponde ao seu perfil neste momento, troque o time. Mude de tática, tome uma atitude que o faça seguir em frente.
7. Seja rápido em perceber o erro
Se você tem uma equipe de grandes craques mas não consegue alavancar a sua empresa, onde está o erro? É preciso identificar o problema antes que o fracasso aconteça. Observe, analise, e corrija o problema rapidamente. Não espere que algo milagroso surja como solução para o jogo, haja, mais alguns minutos e pode ser tarde demais.
Fracassou? Não desanime, mantenha-se confiante, recupere-se e tente novamente. O que define o seu sucesso não pode ser o resultado de uma luta, mas sim a sua trajetória.