O Marketing Inconsciente foi estudado e desenvolvido durante a década de 90. Naquela época macacos foram usados para identificar padrões do cérebro que indicassem interesse por certos produtos, e esses resultados puderam ser utilizados para causar maior impacto sobre as vendas.
Os estudos com os macacos funcionavam mais ou menos assim, enquanto um homem experimentava um sorvete de casquinha na frente do animal com a cabeça coberta de eletrodos, estudava-se picos de atividade neural para se obter algumas conclusões. Esses picos foram alcançados justamente quando o homem se colocou a saborear o sorvete em frente ao macaco, demonstrando que, ao observarmos uma pessoa realizando determinada ação estamos inconscientemente nos espelhando em suas atitudes, e nos tornamos mais propensos a imitá-la posteriormente.
Como aumentar as vendas com o Marketing Inconsciente
Para se aproveitar desta nossa qualidade, os publicitários apelam para o uso da emoção. Eles entendem que, é preciso usar de emoção para conquistar as pessoas e fazer com que elas se apaixonem por seus produtos.
Para realizar uma campanha de vacinação por exemplo, utiliza-se a emoção do medo. O medo de ficar doente é colocado a partir de uma explicação sobre os efeitos danosos da doença. Após as pessoas se sentirem horrorizadas, explica-se as formas de contágio, prevenção, data, hora e local dos postos de vacinação, para que as pessoas possam tomar a atitude de procurá-los. Com este tipo de publicidade o governo leva milhares de pessoas aos postos de saúde de sua cidade, e você poderá atrair muitos clientes.
Informações claras, mais urgência é igual a ação
Um detalhe curioso observado pelos especialistas pode nos ajudar a sermos mais diretos em relação à publicidade de nossos produtos. Percebeu-se que, pessoas não tomam atitude alguma em relação à doença, mesmo estando com medo, se após o primeiro impacto não houver uma explicação clara sobre o que fazer em relação a determinada informação, ou seja, de nada adianta prender a atenção de seu público, se eles não tiverem uma explicação sobre o que fazer e pra onde ir.
Palavras mágicas podem superar as expectativas
Uma empresa aumentou a conversão de seus produtos em 20% adicionando uma palavra mágica a seu anúncio promocional. A frase que dizia “compre a uma taxa de 5%” foi trocada por, “compre a uma pequena taxa de 5%”, e o resultado superou as expectativas do vendedor.
A palavra “perda” também provoca efeitos significativos nas pessoas, pois as faz sentir que precisam aproveitar uma oportunidade antes que seja tarde. Foi constatado que a palavra perda aumenta o número de vendas em mais de 20%.
Aproveite bem todas estas dicas e prepare melhor o seu anúncio publicitário. Atraia mais pessoas ao seu negócio, venda mais e rume ao sucesso. Desejamos boas vendas!