Uma campanha publicitária reúne um conjunto de anúncios que servem para alavancar determinado produto. Utiliza-se meios de comunicação para a veiculação publicitária destes produtos, como, rádio, televisão, outdoors, revistas, jornais, e agora também, a internet. Com mais de 40 milhões de brasileiros conectados à rede, este pode ser o meio publicitário mais rápido e barato do momento. Basta criar um anúncio viral, como uma imagem ou vídeo, que os próprios usuários cuidam da divulgação, compartilhando e comunicando com todos os seus amigos online. As visualizações podem passar dos milhões.
Para criar uma campanha publicitária de sucesso, basta ter um bom produto e uma ideia criativa. Aproveitar-se de algum evento também pode ser uma boa sacada. Só tome cuidado para não acabar recebendo um retorno inesperado, como aconteceu com Luciano Huck hoje (29/04/2014).
Luciano Huck falhou em campanha publicitária
Campanha publicitária de Luciano Huck #somostodosmacacos foi considerada oportunista.
Uma campanha publicitária que está sendo bastante comentada hoje, principalmente na internet, é da empresa “Use Huck” de Luciano Huck. Ele possui uma loja virtual de camisetas, e resolveu aproveitar uma oportunidade para alavancar a venda de seu produto e tornar a sua marca famosa.
Leia também: Franquia virtual a partir de mil reais
A empresa de Luciano Huck conta com uma boa equipe de Marketing, que rapidamente criou camisetas utilizando um assunto que estava nos TT’s (Trend Topics) do Twitter. Os TT’s indicam os comentários que mais estão bombando no site com milhões de cadastrados, o que significa que muitas pessoas falavam sobre o assunto. A hashtag# em questão, diz respeito a uma postagem do jogador Neymar em apoio a seu companheiro de time, Daniel Alves, que recebeu uma banana atirada por um torcedor do Villarreal durante uma partida de jogo. A hashtag# dizia – #somostodosmacacos. O idealizador da campanha, Guga Ketzer, atua na equipe de marketing de Neymar, e contou que esperava uma oportunidade para lançar a campanha: “Não é uma campanha para vender nada. Fizemos conforme a necessidade do Neymar de mostrar que o racismo é uma situação completamente absurda.”
A resposta do público veio rápido! As pessoas das redes sociais não aprovam a conduta do apresentador e empresário, que, apesar de carregar fama de oportunista, exagerou tentando lucrar às custas do racismo. Agora o nome do apresentador, com a hashtag# – #LucianoHuck – está repercutindo negativamente. Há piadas, e pessoas revoltadas também, no Facebook e G+, outras duas redes sociais com grande público.
As camisetas com a figura de uma banana descascada custa R$69,00, e usuários da internet já antecipam que o apresentador possa tentar associar a campanha a um ato de caridade, numa tentativa de reverter o problema.
Outras empresas que falharam em suas campanhas
Algumas empresas tiveram suas campanhas publicitárias suspensas por proposta indevida à menores de idade, conteúdo enganoso, apelo excessivo à sensualidade, conotação sexual, incitação ao mal trato contra animais, e trabalho infantil. Foram elas, respectivamente:
- Pepsi e Skol
- Sky
- Axe
- Devassa
- Volkswagen
- Posto Ipiranga
Lembre-se de tomar alguns cuidados ao planejar a sua campanha publicitária. Campanhas publicitárias engraçadas são aquelas que mais correm risco de se tornarem ofensivas e desagradáveis. Uma campanha publicitária mal feita pode afetar a imagem da empresa de forma negativa.