Ao se interessar por uma franquia, é importante conhecer as expressões usadas no segmento para não ficar perdido em meio aos termos de negociações e cláusulas de contrato, desta forma você evitará correr riscos. Observe uma seleção dessas expressões comuns e prepare-se para esse passo tão importante.
Significado das expressões usadas no segmento de franquias
Capital Inicial: O capital inicial é referente ao valor total do investimento sobre uma franquia a ser adquirida. Neste valor cabem a reforma do ponto comercial, layout da loja, estoque e custos com a abertura da empresa.
Circular de Oferta de Franquia(COF): A Circular de Oferta de Franquia é um documento apresentado ao interessado a se tornar um franqueado no momento dôo processo de seleção. Neste documento deve constar todos os termos que estarão descritos no contrato e também os requisitos previstos na Lei de Franquia.
Conselho de fraqueados: Diz respeito a um grupo de franqueados escolhidos pela rede franqueadora, para representar todos os franqueados em questões de negócio.
Contrato de franquia: Trata-se de um documento legal que rege a relação da franquia entre o franqueado e o franqueador após o início das operações da franquia.
Convenção de franqueados: Reunião anual entre os franqueados para discutir o desempenho do negócio durante o ano e realizar projeções para o futuro.
Estudo econômico de viabilidade financeira: Trata-se de uma análise baseada em simulações financeiras a partir das informações do candidato durante o processo de seleção dos potenciais franqueados.
Royalties: O royalties tem relação a um valor pago pelo franqueado pelo direito de uso da marca da empresa e comercialização de seus produtos. O valor do royalties a ser pago é definido em contrato e elaborado a partir do faturamento bruto da unidade franqueada.
Manual de operações: O manual é oferecido pela empresa franqueadora contendo dados e instruções operacionais da unidade, bem como, normas, procedimentos, e rotinas operacionais.
Marca: A marca envolve mais que apenas o logotipo da empresa. Ela envolve toda manifestação da empresa no mercado consumidor envolvendo os ativos tangíveis e intangíveis de franqueador.
Métodos não adversariais de resoluções de conflito: São técnicas utilizadas para a resolução de conflitos sem que seja necessário recorrer a ações judiciais.
Pré-contrato de franquia: Este documento regulamenta o prazo de operações que a empresa deve cumprir junto ao franqueado. Esse prazo deve ser de 90 a 180 dias.
Taxa de franquia: É a taxa que deve ser paga pelo franqueado no momento da assinatura do pré-contrato ou contrato com a franquia. Esse valor é referente ao suporte técnico oferecido pela empresa. Em alguns casos esse valor é cobrado de forma mensal.
Taxa de propaganda: É referente a publicidade realizada pela rede de franquia. Trata-se de uma contribuição para o fundo de propaganda da empresa.
Área territorial: Significa que há um estudo territorial para que não sejam acumuladas lojas franqueadas concorrentes entre si, ou seja, na mesma região.
Treinamento: A rede franqueadora oferece treinamento técnico operacional referente ao negócio. Formato e particularidades do padrão a ser seguido pelo franqueado.
Unidade franqueada: É como se chama o local físico em funcionamento. A loja pronta e instalada.