Então, você teve com uma grande ideia de negócio, mas ainda não descobriu como implementá-la. Antes de ir mais longe, o próximo passo deverá ser aquele que irá definir o mercado da empresa. A sua empresa poderá vender, basicamente, para dois tipos de público, os consumidores e as empresas. Estreitando este entendimento, você poderá oferecer melhor os seus serviços e ganhar muito mais com o seu produto.
Com o processo de definição de mercado da empresa você encontrará o que comumente chamamos de nicho. O nicho representa um grupo de pessoas com características e interesses únicos, para os quais você deverá oferecer o seu produto. Para vencer é preciso chegar a essa seleção. Mas como isso é possível diante de tantos grupos de pessoas com gostos diferenciados? Bom, um nicho não cai sobre a sua cabeça, é preciso trabalha-los. Observe as nossas dicas:
7 passos para definir o mercado da empresa
As empresas podem cometer um erro fatal acreditando que podem atender todo tipo de público. Na verdade não podem! Se você tentar agradar a todos não agradará ninguém. Reduza o seu público e encontre o sucesso. Para iniciar nesse processo crie listas, siga esses passos:
Pra quem vender
Com quem você quer fazer negócio? Seja o mais específico possível: Identifique a distribuição geográfica e os tipos de empresas ou clientes que você quer que seu negócio para atinja. Você já sabe que não deve fazer negócios com todos, então tente reduzir ao máximo o número de clientes.
Hoje em dia ter um nicho voltado para os adolescentes não é específico o suficiente, eles são muitos e de muitos tipos diferentes, com preferências únicas, e estilos variados, pra qual tipo de adolescente você irá vender? Defina sexo, idade, renda familiar e etnia.
O que você faz
Defina a sua função no mercado. Esclareça o que você quer vender. Não pense: ” eu vendo vestuário”. Esse é um mercado muito amplo, especifique o seu produto: “vendo moda infantil”. Para facilitar siga estes passos:
- Crie uma lista de coisas que você faz melhor e especifique o que você faz em cada uma delas.
- Liste seus trabalhos já realizados.
- Identifique as lições mais importantes que você aprendeu na vida.
- Procure por padrões que revelam seu estilo ou abordagem para resolver problemas.
Seu nicho deve surgir naturalmente de seus interesses e experiências.
Descreva o mundo do ponto de vista de um cliente
Identifique as necessidades e os interesses dos seus clientes, e a partir do ponto de vista de um consumidor, faça observações sobre o que você poderia melhorar. Pergunte-se se você estaria satisfeito com diversos aspectos do seu produto como, preço e qualidade. Procure saber o que seus clientes estão pensando sobre a sua mercadoria, suas insatisfações são mais importantes.
Qualidades de um bom nicho
Nesta fase do processo de definição do mercado, o seu nicho deve começar a tomar forma. Suas idéias e necessidades do cliente devem se mesclar para criar algo novo, não tenha medo de seguir rumo ao desconhecido. Um bom nicho tem cinco qualidades:
- O seu nicho o levará ao sucesso.
- Você é capaz de concorrer entre os melhores.
- Está cuidadosamente planejado.
- Possui um diferencial.
- É um nicho que evolui garantindo sucesso a longo prazo.
Definidas as qualidades essenciais de um bom nicho, coloque a sua avaliação à prova, e decida se vale a pena investir ou não no negócio.
Teste
Uma vez que todas as questões foram definidas, é chegado o momento de colocar o seu produto à prova e oferecê-lo no mercado. A forma como deverá fazer isso deve ser bem planejada para que não haja desperdício de investimento. Uma maneira de arriscar sem se comprometer demais, é através da internet. Você pode simplesmente criar uma loja virtual, contratar uma agência SEO e publicidade na rede, e esperar pelos resultados.
Siga em frente
Para muitos empresários a fase de implementação é a mais difícil, pois exige coragem. Mas não tenha medo. Se você fez o seu dever de casa, entrar no mercado será um risco calculado.
Desejamos sucesso em sua definição de mercado da empresa.
Franquia Empresa Tudo sobre empresas e como abrir o seu negócio



