Capital de giro é o que se refere aos investimentos ativos e passivos na empresa, como, estoque, contas a receber, conta bancária corrente e dívidas.É importante manter o reservatório do capital de giro em condições de suprir as necessidades da empresa, para que este processo de manutenção das contas não afete o fluxo de caixa e consequentemente outras áreas dependentes como, estoque e dívidas.O ideal é que os ativos circulantes possam cobrir os passivos circulantes da empresa.
Ativos e Passivos
Ativo Permanente (AP) – formado pelos itens de longo prazo do ativo. Seu valor é igual à soma dos seguintes itens: realizável a longo prazo, investimento, imobilizado e diferido.
Ativo Operacional (AO) – representa os recursos utilizados nas operações da empresa que dependem das características de seu ciclo operacional. É composto por: duplicatas a receber, estoques e outros valores a receber que possuem natureza permanente.
Ativo Flutuante (AF) – corresponde aos itens de curtíssimo prazo do ativo circulante que possuem natureza transitória como caixa, bancos e aplicações financeiras de curto prazo.
Passivo Permanente (PP) – é formado pelas contas de longo prazo do passivo e representa a fonte permanente de recursos financeiros da empresa. É igual à soma do exigível a longo prazo com o patrimônio líquido.
Passivo Operacional (PO) – representa as contas do passivo vinculadas ao ciclo operacional da empresa, tais como fornecedores, salários, encargos, impostos, taxas e outras contas a pagar.
Passivo Flutuante ( PF) – corresponde aos itens de curtíssimo prazo do passivo circulante que não têm vinculação direta com as operações da empresa. São eles: empréstimos, financiamentos e outras obrigações financeiras de curto prazo.
Gestão do Capital de Giro
A gestão do Capital de giro, portanto, deverá estar diretamente ligada com a evolução da empresa.O administrador responsável deverá criar um planejamento financeiro que o possibilite tomar decisões oportunas, estabelecer uma linha aceitável de endividamento e, ainda garantir que a empresa terá uma parcela de lucro.