É importante o empresário ter a consciência de que precisa cuidar de sua empresa da mesma forma como cuida de sua saúde.Assim como, evitamos frituras para não colaborarmos para o aumento do colesterol e, fazemos exames periódicos de saúde para balancearmos nossos níveis de açúcar no sangue, devemos manter hábitos saudáveis para o bem de nossa empresa como, examinarmos com frequência os relatórios de receitas e despezas contábeis.
Será através de uma contabilidade disciplinada e correta que, saberemos como anda a saúde de nossa empresa e, onde devemos enxugar gastos ou, investir para gerar lucros.
São dois os tipos de pequenos e médios empresários que negligenciam a contabilidade da empresa:
Leia: como administrar uma empresa de sucesso
- O empresário que não tem a menor noção de como efetuar um relatório de receitas e despezas.
- O empresário que efetua o relatório de receitas e despezas mas, não sabe utiliza-lo para avaliar o andamento financeiro da empresa.
Acredita-se que o segundo tipo de empresário citado, seja maioria entre os pequenos e médios empreendedores.Eles admitem que fazem as contas mas, não as utilizam o suficiente, a ponto de estabelecer um estudo que possa favorecer o crescimento da empresa.
Para facilitar a vida desses e outros tipos de empresários aversos à números e contas, existem programas de computadores que cumprem bem o papel de contabilista.Esses softwares de contabilidade, são capazes de produzir relatórios financeiros a partir de monitoramento e geração de saldo eficientes, basta que entenda o básico sobre o que significam os números.
Desenvolvendo um Sistema de Empresa
Os sistemas de empresas são nada mais que, programas que servem para guardar arquivos e organizar as pastas de receita de sua empresa.Com a configuração correta de um sistema como esse, você poderá lidar com a maioria de suas tarefas de contabilidade mesmo que não tenha experiência no ramo.
A organização desta tarefa implicará em três passos simples:
- Manter e organizar os registros de receitas e despezas;Para manter uma boa gestão de sua empresa, você precisará manter todas as despezas (gastos) e dinheiro que a empresa ganha (renda), organizadas através de registros como, recibos e faturas.
- Atualizar esses dados periódica ou diariamente em seu programa de contabilidade;Todos os gastos e rendas devem ser digitados em seu programa de computador para que, se possa realizar os relatórios financeiros necessários.
- Gerar relatórios financeiros;Com os dados necessários para a realização de um relatório financeiro basta que acione esta função no seu programa de contabilidade.Esta função lhe proporcionará observar com facilidade os ganhos e perdas de sua empresa e ainda, uma projeção de fluxo de caixa.
Atualizando seus dados corretamente, você poderá gerir a sua empresa de maneira que possa comparar as despezas mês a mês e relaciona-las com os dados atualizados para perceber se houve ou não uma evolução do seu trabalho.
Esse controle também poderá ser utilizado como forma de programar as compras feitas pela empresa, favorecendo a possibilidade de aproveitar ofertas e redução de custos, reduzindo impostos e reinvindicando encargos dedutíveis.
A projeção de fluxo de caixa também será útil para que se estabeleça um plano de pagamento das contas no prazo, evitando juros e acarretamento de dívidas, muito comum em empresas que não têm o devido controle sobre o caixa.
Para quem está começando um negócio mas não tem muita experiência com a administração, além de aproveitar nossas dicas, peça auxílio ao seu contabilista para a solução de eventuais dúvidas que possam surgir.
O Franquiaempresa deseja bons Negócios.
Olá!!! essas dicas são primordiais!!! Obrigada!
Nossa como é difícil na prática, não é ?! haha
um super bju