Muitas empresas entram em dívidas devido a má gestão do próprio dinheiro e caixa da empresa. Confundir as contas da empresa com as contas pessoais, está entre os maiores erros do mundo dos empreendedores. Os casos são extremos e podem ser identificados por 3 padrões muito comuns de comportamento.
Enquanto uns sangram a empresa em benefício próprio, outros vendem até a roupa do corpo para salva-la. Ambos, casos extremos de pessoas que não tem o mínimo de controle bancário. Em outro caso, o erro pode ser cometido por pura desorganização. Geralmente , pessoas que cometem tal erro, costumam não preencher nem o canhoto do cheque pessoal.
Como melhorar a gestão de seu dinheiro
O primeiro passo para acertar as contas é colocar todos os números no papel, o seu contador não precisa fazer isso por você, permita-se saber o que acontece na sua própria empresa, só assim saberá quais deverão ser as medidas necessárias para manter a sua empresa longe do vermelho. Atualize o sistema de informatização da sua empresa, adicione softwares de computadores que auxiliem na contabilização dos números como, programa para estoque e caixa.
Esteja atento à produção e à manutenção de máquinas, equipamentos e funcionários.
Se o seu negócio tem perspectivas de crescimento e você precisa de um sócio, mas prefere um empréstimo bancário, a sua contabilidade precisa estar em ordem!
Dez dicas para que você tenha maior controle de suas contas:
- Não tire o dinheiro do caixa da empresa, para pagar despesas pessoais.
- Tenha uma conta bancária separada para o seu negócio.
- Não entre no cheque especial para quitar dívidas da empresa.
- Não debite seus gastos familiares nas despesas do empreendimento para diminuir artificialmente o lucro a fim de pagar menos impostos.
- Se retirar algum dinheiro do orçamento empresarial, desconte a importância do lucro a que tens direito no final do ano.
- Estipule uma data para receber o seu salário, o salário que a tua empresa pagará a você.
- Não pague gastos pessoais com cheques da empresa.
- Reembolse o que gastar a benefício da empresa, como táxis, almoço de negócios, e contas que forem pagas com o seu cartão de crédito.
- Não peça empréstimo bancário para a empresa, em teu nome.
- Não use o dinheiro da empresa para realizar viagens, ou pagar cursos, que não tenham relação com a sua empresa.
Após assimiladas essas dicas, o próximo passo é coloca – las em prática. Procure cursos que possam ajudar a gerir melhor a sua empresa, como cursos de administração e contabilidade. Ter noções básicas sobre gestão auxilia o empresário a tomar decisões infalíveis e práticas. Antes de tomá-las, consulte suas anotações, perceba os gastos e faça as contas.