Este jovem chamado George Walton Lucas Jr., nascido no dia 14 de Maio de 1944, sonhava em ser piloto de corridas, mas um acidente o fez optar por cinema e direção, tornado-se um grande empresário.
Nascido na cidade de Modesto na Califórnia se formou na universidade local, a Univerdade do Sul da Califórnia.
Na década de 60 conheceu seus colaboradores, Francis Ford Coppola e Steven Spielberg, e chegou a montar uma produtora independente com o colega Coppola mas depois de gravarem dois filmes de George Lucas, “THX 1138” e “American Grafitti” o empreendimento não teria dado muito certo, apesar do sucesso do filme o estúdio não conseguiu ficar de portas abertas.
Foi então que Lucas decidiu escrever sua própria saga, e começou timidamente. A história situada no universo, era ousada e inovadora, e sua inspiração vinha dos escritos de Joseph Campbell famoso por “O Herói de Mil Faces”.
Sua intenção era que sua obra se tornasse um seriado que ocupasse os sábados.Mas o trabalho foi tomando proporções maiores, e Lucas percebeu as possibilidades de criar um filme.
Um produtor da Fox, Alan Ladd Jr, havia gostado de “Americam Grafitti”, considerava George Lucas talentoso e aceitou colaborar com o projeto do jovem cineasta.
Toda a produção foi realizada na década de 70, e muitos estudantes de cinema trabalharam para a realização de Star Wars.
Os efeitos do filme eram avançados para a época e as filmagens estavam atrasadas, mas o lançamento foi um estouro de bilheteria.
O livro entiulado “Star Wars: From the Adventures of Lukeskywalker”, lançado em 1976, (um ano antes do lançamento do filme nos cinemas), vendeu 125 mil exemplares.
O teatro Chinês em Los Angeles foi o espaço reservado para o lançamento do filme , na data de 25 de Maio de 1977.
Sucesso e empreendimento
A Fox ofereceu aumento de salário a George Lucas, mas ele teria rejeitado a oferta, em troca dos direitos sobre o marketing dos produtos sobre o filme, e também o direito de produzir as sequências da saga.
Na época a Fox não relutou em aceitar a contra proposta de Lucas, mesmo porque, o futuro sucesso das sequências e produtos, era incerto.
Star Wars chegou a arrecadar U$300 milhões em bilheteria.Produtos e bonecos relacionados ao filme se esgotavam nas lojas, houve quem aceitasse caixas de produtos vazios como vale troca para a remeça seguinte de bonecos.
E George Lucas se revelou um grande empreendedor.
Após a gravação das sequências da saga (Star Wars: Uma Nova Esperança, Star Wars: O Império contra-ataca de 1980 e Star Wars: O Retorno de Jedi, de 1983) surgiram novos empreendimentos do diretor.
Lucas montou uma produtora, a “Lucasfilm”, com os profissionais responsáveis pelos efeitos sonoros do filme montou a “Skywalker sound”, e ainda a “Lucasfilm Games” e “Lucas Arts”.
Recentemente, nos anos de 1999, 2002 e 2005, novas sequências da saga foram lançadas e angariaram novos fundos por todo o mundo, a partir de seus produtos.
Seu patrimônio ultrapassa os U$3 bilhões.Só a Lucasfilm arrecada U$1 bilhão por ano.
Dono de uma mente brilhante George Lucas sabe convencer o público a comprar o seu produto através dos sonhos.
Inspire -se !
Muito interessante sua história, um empreendedor de verdade.
Abraços forte
Primeiro, agradeço a visita.
Eu tenho admiração pelo trabalho de George Lucas, sua trajetória é brilhante.
Sds
Onde posso encontrar o livro desta biografia?