O planograma é criado para facilitar a visualização dos produtos no ambiente, fornecer acessibilidade, segurança, e, praticidade no momento da compra. A área que cuida do planograma ou, planejamento de gôndola, dentro de uma empresa, é o Marketing. Sempre que entramos num estabelecimento comercial, no qual, nos sentimos à vontade para passear entre as gôndolas e saímos satisfeitos por encontrar o que precisávamos de forma simples e rápida, podemos ter a certeza que, este estabelecimento consta de um planograma eficiente.
Através de um planograma é possível instigar a venda de determinado produto, realizar a sua mensura, e determinar a relação entre o cliente e marca. Você pode perceber esta manipulação ao se deparar com uma gôndula onde a oferta de determinada marca é maior em relação a outras marcas semelhantes. Esta discrepância não acontece por falta de mercadoria em estoque, mas sim porque houve uma estratégia planejada com certa antecipação.
Por que a minha empresa precisa de um planograma?
A sua empresa precisa de um planograma para tornar o ambiente do seu comércio mais acessível ao cliente, de forma que, o mesmo sinta-se confortável para realizar as suas compras. Quando os produtos estão totalmente espalhados e misturados sem muita noção, o cliente se sente perdido, e perde a atração pelo produto. É preciso que haja um local específico para acomodar certos tipos de marcas, e outros locais específicos para disponibilizar produtos em oferta ou em liquidação.
A conversão em casos de lojas ou comércios que oferecem um bom planograma é visivelmente superior, e por isso trata-se de uma estratégia essencial para o seu negócio.
Como criar um planograma
Você pode criar um planograma a partir de softwares disponíveis na internet, e assim disponibilizar os displays de produtos de acordo com a necessidade do cliente. O ideal é que os displays sejam atrativos, mas que também correspondam às necessidades dos clientes, que não sejam muito altos, ou muito baixos, e, que, de preferência, foquem no produto. Lembre-se de manter os corredores largos para que caibam até duas pessoas juntas de forma confortável e preocupe-se com a acessibilidade aos produtos.
Os displays para produtos menores devem ficar próximos ao caixa, eles são fáceis de serem adicionados à compra no momento do pagamento, são baratos, e as pessoas costumam comprá-los por impulso.
Observe estes dois exemplos abaixo, e perceba que além de manter os produtos em locais adequados, é necessário disponibilizado a partir de um padrão de cores.
Planograma para loja de roupas
Observe na figura 1 que a as cores seguem um padrão que favorece a escolha do cliente, e aumenta as chances de conversão, tanto pela praticidade de escolha, quanto pela acessibilidade. Já na figura 2, atente para a altura do display, que está posicionado a um ângulo que permite a visualização completa do cliente, sem nenhum esforço.
Planograma supermercado
Observe que, mesmo os produtos dispostos em displays de supermercados seguem um padrão de cores. Eles são enumerados desta forma para que o repositor de produtos possa se guiar através de uma tabela de especificações, por exemplo: 1. detergentes/ 2. detergentes maçã…
Espero ter auxiliado você com este artigo, continue procurando por mais informações, informe-se com os diversos artigos do site, e conquiste o sucesso em seus negócios.
quais programas geralmente são utilizados para a criação de planogramas? há versoes para download free