Chris Anderson é o autor do livro Cauda Longa, que prevê a oferta de produtos em massa através da internet. Para ele, a rede oferece a possibilidade de todas as pessoas poderem lançar seus produtos e alcançar dados significativos de faturamento, pois não há barreiras entre o produto, o empreendedor e o consumidor, e as empresas grandes se encontram lado a lado com as pequenas empresas. Os setores mais envolvidos segundo Chris, seriam o da tecnologia e do entretenimento.
“Nós estamos vivendo um momento a ser lembrado, onde não há barreiras entre as invenções e o empreendedorismo, e todos podem fazer”…
Mas além deste livro de grande sucesso, hoje, ele é dono de uma grande fábrica de drones, a 3D Robotics, e está no Brasil para dar uma palestra na Campus Party Brasil. Suas palavras foram inspiradoras e cheias de incentivos, ele deixou claro que não duvida que o nosso país tenha ferramentas essenciais para o desenvolvimento e novas invenções tecnológicas.
Largar os estudos para buscar um sonho
Apesar de sua formação jornalística, Chris afirma que, se fosse perguntado sobre largar os estudos e sair em busca do próprio sonho, ele diria para largar os estudos. Seu ponto de vista se refere a tudo que aprendeu na prática de seus negócio.
Ele conta que ao brincar com seus filhos enquanto construía um robô com pequenas peças de Lego, algo lhe surpreendeu, e então de repente tudo se tornou muito claro e absoluto, cada um pode fazer por si mesmo. A partir desse momento, Chris criou uma comunidade na rede chamada DIYDrones.com, que atualmente conta com mais de 50 mil membros. Lá as pessoas constroem seus próprios drones a partir de peças compradas em lojas virtuais como ebay.
Um dos jovens construtores de drones já está sendo cotado como o futuro CEO de sua empresa.
A crise educacional nos Estados Unidos
As redes escolares americanas e faculdades, estão sofrendo uma crise jamais vista na história dos Estados Unidos. As pessoas estão se dando conta do quanto faz pouco sentido ser valorizado por um diploma de 250 mil dólares, quando há pessoas como, Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Bill Gates, construindo grandes impérios sem a necessidade de um atestado educacional.
Por estes exemplos, e diante do cenário educacional atual americano, o comentário do palestrante faz todo o sentido. No Brasil, os maiores empresários já conhecidos não conquistaram seus impérios a partir de um diploma com seu nome nele, tais como, Silvio Santos e José Alencar.