Empresários que precisam fazer a empresa crescer e se desenvolver não devem contar com funcionários problemáticos. Eles estão sempre atrasando a equipe, desviando o foco dos projetos que precisam ser executados e, criando situações incômodas entre os colegas de trabalho. Este tipo de funcionário costuma apresentar pelo menos 1 entre 8 tipos de comportamento.Para evitá-los observe se algum funcionário da sua empresa apresenta algum deles.
8 comportamentos de funcionários problemáticos
1. Funcionários problemáticos chegam sempre atrasados
Os funcionários que sempre chegam atrasados demonstram desrespeito, tanto pela empresa quanto pela equipe de trabalho. O mesmo vale para reuniões dentro da empresa, reuniões com clientes e até para respostas através de e-mail. Você sempre ficará preocupado quando precisar contar com este funcionário para realizar um trabalho.
2. Funcionários problemáticos reclamam demais
Funcionários reclamões geralmente são aqueles que pouco tomam atitudes para solucionarem os problemas relacionados ao setor no qual atuam dentro da empresa. No início você deve tomar nota de suas queixas, mas se elas se tornarem muito frequentes, convém investigá-las. Uma empresa saudável precisa de funcionários capazes de solucionar problemas, ao invés de apenas reclamarem.
3. Se distraem com facilidade
Ser um bom ouvinte é importante para qualquer funcionário que pretende se destacar na empresa em que trabalha. Também significa que é possível crescer a empresa com um funcionário que demonstra tal habilidade, portanto, se perceber que, ao iniciar um diálogo com um funcionário que está sempre olhando por cima de seus ombros, e muito preocupado com o que está acontecendo a sua volta, não pense duas vezes em dispensá-lo.
4. Sempre tiram o corpo fora
Aqueles que sempre tiram o corpo fora, diante de alguma situação implicante, são os mesmos que comprometem um ou outro dentro da equipe. Este tipo de funcionário, egoísta, deve ser afastado por não possuir capacidade de cooperação e comprometimento. São os primeiros a apontar os erros e prejudicar os colegas enquanto se esquivam das responsabilidades impostas ao grupo. É muito mais seguro poder contar com aqueles que você sabe que podem te apoiar.
5. Funcionários problemáticos costumam fazer muitos julgamentos
O julgamento se define a partir da tomada de uma concepção rápida, em que geralmente não houve muito tempo para a observação, ou obtenção de fatos. Este tipo de funcionário demonstra ser pouco confiável, e a empresa necessita daqueles que podem ser mais concretos no processo de formulação de pensamentos.
6. Costumam ser inflexíveis
Os funcionários que costumam ser inflexíveis, reagem mal à sugestão de mudanças, se apegam a um único estilo de operação no trabalho, e criticam todo tipo de organização implementada para melhorar o desempenho da empresa. É preciso jogo de cintura e pensamento evolutivo para acompanhar as mudanças que a empresa decidir fazer para o seu próprio bem.
7. Estão sempre desanimados
Nem sempre é possível ter o emprego dos sonhos, mas se temos um emprego, faz bem nos empenharmos para nos sairmos bem nele. Porém, há pessoas que são tão desanimadas que acabam fazendo a empresa caminhar arrastada. Muito difícil evoluir assim.
Leia também: Como ser feliz fazendo o que não gosta no trabalho
8. Eles não reconhecem os próprios erros
Quem não é capaz de reconhecer os próprios erros, também não pode aprender com eles. O que significa que, sempre serão pessoas atrasadas, limitadas e com poucas chances de evolução. Livre-se deste tipo de funcionário se pretende crescer e obter sucesso na sua empresa, é importante estar cercado de pessoas positivas, entusiasmadas, competentes e humildes o suficiente para reconhecer que errou.
Aproveite todas as dicas e faça a sua empresa crescer. Desejamos sucesso.