Como empreendedor é bom ter em mente que muitas coisas precisam estar organizadas para que funcionem corretamente. E ninguém poderá fazer isso se não você. Então, para facilitar este trabalho selecionei três listas que deverão ser essenciais para o bom andamento da sua empresa, e se você não é do tipo de pessoa que faz listas, pense novamente, leia este artigo, que você poderá mudar de ideia.
3 listas que todo empreendedor deve fazer
1. Lista do dia seguinte
A lista do dia seguinte garante que você não perca tempo com assuntos pouco importantes, encaixa as tarefas essenciais a serem feitas durante o dia, ajuda a manter o prazo dos projetos e, ainda faz você se sentir realizado após o horário de trabalho. Comece priorizando os trabalhos mais importantes, relacione um horário reservado para concluir a realização de cada um deles. Depois encaixe reuniões, encontro com clientes, e obrigações com a família.
Só tome cuidado para não tentar criar tarefas demais, seja realista e mantenha os pés no chão, caso contrário você se sentirá sobrecarregado e frustrado, e esta não é a intenção deste método. Na verdade, a lista auxilia você a determinar os assuntos mais importantes do dia, aqueles aos quais você realmente deve se dedicar.
Para facilitar ainda mais a criação da sua lista diária, crie primeiramente uma lista mensal e depois uma lista semanal. Assim você não ficará perdido, cumprirá prazos e concluirá metas. Para não se sentir sozinho, anuncie a lista à sua equipe, assim eles também poderão se organizar.
2. Lista da terceirização
A lista da terceirização compreende as tarefas que você pode fazer mas não deve. Esta lista deve ser feita pensando nas pessoas que deverão cumpri-la para você. Eu sei que é difícil delegar o poder de realização a outras pessoas, principalmente quando estamos indo tão bem cuidando de todo o negócio sozinhos, mas é importante permitir que isso aconteça.
Então, pense no quanto arrumar uma pessoa para pagar as contas, cuidar dos sites e páginas da empresa na internet e, cuidar de atender alguns clientes, pode favorecer você a planejar o crescimento da sua empresa. Agora faça.
3. Lista do empreendedor
A auto-lista define seus objetivos ambições e traça metas e planejamentos. Por mais que você saiba quais objetivos sejam estes, e conheça muito bem suas ambições, escrevê-las num papel sela o acordo com você mesmo e o compromisso que tem de se fazer cumprir. Segundo a Dra. Gail Matthews, da Universidade Dominicana da Califórnia, escrever suas metas aumenta em 33% as suas chances de corresponder ao compromisso.
Aproveite todas as dicas, crie suas listas e seja um empreendedor mais eficiente.