As empresas que pretendem alavancar em vendas precisam conhecer o perfil do consumidor brasileiro para que possam lidar melhor com cada um deles, e obter maiores resultados e lucros. Se para vencer a guerra é preciso conhecer bem o seu oponente, para vencer a concorrência é preciso adquirir conhecimento sobre aqueles que você pode conquistar como clientes.
Uma pesquisa criada para atender ao SPC evidenciou que, 44,8 milhões de brasileiros são cautelosos ao fazerem compras, enquanto 23,3 milhões são impulsivos e imprudentes. De acordo com estes dados puderam ser identificados até quatro perfis com características diferenciadas, são eles:
Consumidores imprudentes: Embora tivessem como primeira intenção a de se manterem com o consumo suficiente para uma vida boa e estável, com a melhora do crédito e da economia brasileira, passaram a usar este fator como forma de reafirmar sua atual posição social. Valorizam grifes, não planejam o futuro, não economizam e não poupam.
Consumidores racionais: Os consumidores com este perfil possuem como missão estratégica, encontrar produtos bons e baratos. Para eles, o preço do produto em questão, muitas vezes, conta mais do que a sua própria qualidade. São pacientes, e saem em busca de algo que os satisfaça plenamente. São econômicos, planejam o futuro, e consomem bens mais caros como carros e casas.
Consumidores moderados: Os consumidores com este perfil representam 35 milhões de brasileiros, que, apesar de não planejarem o futuro, tomam medidas calculadas para não se endividarem, embora a maioria deles tenha admitido que pelo menos uma vez tenham ficado com o nome sujo.
Consumidores Apáticos: Para estes consumidores comprar não passa de uma atividade cotidiana, não se importam com marcas, acreditam que o que vestem não os definem como especiais, não se convencem com a publicidade imposta pelas empresas e, também não demonstram interesse em planejar o futuro. O número de brasileiros com este perfil de consumidor ultrapassa os 27 milhões.
Mas estas informações são um tanto vagas, e não revelam muito sobre o consumidor e suas características mais específicas e identificáveis, o que dificulta a criação de um plano estratégico que possa beneficiar a empresa. Ou seja, a partir destas informações não sabemos por exemplo, a faixa etária correspondente a cada dado estatístico, ou, o sexo dos entrevistados.
Qual é o perfil do consumidor brasileiro?
Para adquirirmos maior conhecimento a fim de podermos nos preparar melhor para atender o cliente de acordo com suas especificidades, podemos utilizar os dados de uma outra pesquisa realizada pela MC Cann Truth Central. Veja como se explica neste infográfico.
Aproveitem todas as informações e invista no perfil que mais se assemelha ao dos seus clientes. Desejamos sucesso e aumento de vendas!