Não tem como não falar de inovação sem é claro, citar Steve Jobs, e ele disse uma vez: “ A inovação é o que distingue o líder do seguidor“. Mas na corrida para sair à frente no mercado, descobrimos que, o seguidor, que cria estratégias bem rápidas a fim de acompanhar o inovador, que é o líder de fato, também pode ser considerado um inovador, junto com o retardatário.
Então, que tipo de empresário inovador é você?
Os 3 tipos de empresário inovador
1. Aquele que lidera
Os empresários inovadores e líderes, possuem características semelhantes ao teimoso. Eles colocam uma ideia na cabeça e não se cansam até que esta ideia possa ser comercialmente viável. E isto implica em corrigir erros sobre erros de um produto novo, até que, este produto possa ser considerado ideal para o público. O primeiro computador criado não foi o primeiro computador vendido.
O fabricante de automóveis em série, Henry Ford, decretou a falência de sua primeira empresa, a “Detroit Automobile Company”, em 1898 e passou a trabalhar com carros de corrida. Somente em 1903, e aos 40 anos de idade, Henry Ford e mais 11 investidores, fundaram a “Ford Motor Company”, a primeira fábrica de montagem em série da história. Seu carro tinha 4 marchas e volante do lado esquerdo, o que logo passou a ser copiado pelo tipo de inovador que segue rápido.
2. O inovador especializado em seguir rapidamente
O tipo de inovador que segue rápido, observa, analisa, aprende e cria a melhor estratégia possível para desenvolver algo tão bom ou parecido, que seja o suficiente para concorrer no mercado. Alguns destes empresários são tão rápidos, que geralmente lançam o produto antes mesmo do inovador.
Para eles, o fato de pesquisar, estudar e encontrar meios possíveis de disponibilização é um trabalho duro demais, além de muito caro. Bill Gates pode ser considerado como tal. Afinal de contas ele simplesmente, jamais criou algo inovador de verdade, mas conseguiu se apoiar sobre a iniciativa de Steve Jobs e “adquirir” dele o programa Windows, utilizado até hoje. A propósito, o lema de Bill Gates é: “Contrate preguiçosos, eles sempre encontram um meio mais prático de realizar o serviço.”
3. O retardatário
O inovador retardatário é sempre aquele conservador que evita o novo até a última oportunidade, por medo, afeição demasiada ao projeto inicial, e razões que geralmente não fazem o menor sentido. Ele também demora para inovar porque não possui métodos de observação e controle modernos capazes de identificar alguma mudança inovadora que coloque o seu modelo de negócio em risco.
O empresário Roberto Justus, que ficou conhecido nacionalmente depois de seu casamento relâmpago com a apresentadora Adriane Galisteu, se negou a adotar a internet em seu modelo de negócio por não acreditar que realmente este mercado poderia se tornar uma tendência e um ótimo canal publicitário. Algum tempo depois, ele reconheceu o erro, e voltou atrás de sua decisão.
Agora que você leu este artigo, identifique o seu perfil inovador, e tome atitudes para tornar o seu desempenho melhor, Desejamos sucesso.