A mente empreendedora começa com o reconhecimento de uma oportunidade de negócio, e a boa notícia é que, segundo especialistas, este reconhecimento pode ser aprendido. Embora nem todas as pessoas demonstrem interesse pelo mundo dos negócios, é inegável a capacidade de reconhecimento que todo ser humano possui. A avaliação corresponde às associações ou comparações que nosso cérebro é capaz de exercer naturalmente, desde que somos pequenos. Sendo assim, com um pouco de dedicação e prática, qualquer pessoa pode identificar uma oportunidade de negócio e se tornar um empreendedor.
Como reconhecer uma oportunidade de negócio
Alunos da escola primária nos Estados Unidos, estão aprendendo a se tornarem empreendedores logo cedo. Seus professores os estimulam a ter ideias inovadoras durante as aulas. Eles partem do princípio de que uma ideia inovadora deve ser estimulante e perturbadora, para mais tarde poderem ser adaptadas para o uso dos consumidores.
Para reconhecer uma oportunidade de negócio saia e explore
Ao sair em exploração pelas ruas da cidade é possível perceber que em determinadas alamedas comerciais faltam certas lojas que, talvez fossem essenciais. Esta percepção pode ser o início de alguma ideia de negócio genial, basta arredondar os cantos, e fazer algumas pesquisas relacionadas ao público e mercado.
Converse com as pessoas na rua
Parece uma tarefa muito difícil mas puxar conversa com as pessoas para saber delas o que interessa a elas mesmas, pode ser uma experiência boa. Ninguém melhor que o seu público para lhe abrir os olhos sobre o que realmente faz falta em determinada região. Se você parar numa esquina estratégica, obterá muitos resultados.
Outra forma de garantir respostas que preencham as lacunas sobre a sua ideia de negócio, são os sites de perguntas e respostas na internet. No Yahoo há nichos estabelecidos, basta que você pergunte para ser prontamente respondido.
Fique atento às novidades do mercado
O mercado sempre lança novas tendências das quais podem surgir alguns nichos especializados. Esteja atento a estas novidades, principalmente aquelas relacionadas ao mundo tecnológico, onde os avanços são mais rápidos, e estão sempre em busca de representantes e parceiros em todo o país. Feiras gastronômicas, feiras de franquia e feiras de cosméticos são criadas especialmente para que empresários comerciantes possam iniciar ou inovar o próprio negócio.
Desejamos sucesso em seus negócios.