A relação que temos com nosso chefe é sem dúvida a mais próxima, depois da relação com nossos familiares e cônjuges. É o chefe quem determina o nosso salário, abonos, férias e o nosso processo evolutivo dentro da empresa, além de, ser ele mesmo o potencial causador de doenças psicossomáticas que você certamente virá a sofrer, se é que ainda já não sofre. Por este motivo é que certamente ficamos tão frustrados quando esta relação não vai bem, da mesma forma que, nos sentimos no paraíso quando tudo corre como o esperado.
Mas a observação de alguns administradores experientes, está prestes a mudar a nossa percepção de que são os chefes que possuem o controle sobre esta relação complicada da qual somos tão dependentes. Eles nos dizem que somos nós, os funcionários, aqueles que exercem maior poder sobre o chefe. Você entenderá completamente o ponto de vista destes administradores até o final deste artigo.
Como administrar o próprio chefe
Se você está preocupado em estar lendo este artigo pensando que o seu chefe poderá descobrir, algum dia, que está tramando algo contra ele, desencane. Aliás, ele também deveria ler este artigo. Afinal, as pessoas não são capazes de mudar umas as outras, mas sim, mudar a si mesmas. Portanto, ao lhes selecionar algumas dicas sobre como administrar o seu chefe, estamos na verdade, nos referindo à uma mudança pessoal que começa por você.
Os chefes não estão destinados a ser tiranos, mas podem lhe transmitir esta impressão caso a sua atitude e comportamento não lhe seja muito bem vista, ou apreciada. Do mesmo modo, os funcionários também não existem para se comportar como bajuladores, preguiçosos ou, com caráter duvidoso. Mude e observe os resultados.
1. Mantenha o seu chefe feliz
Pessoas felizes não arrumam confusão. Assim também acontece com o seu chefe. Se você pensa que ele gosta de chegar no trabalho e chamar a sua atenção por que os prazos estão atrasados, ou por que o orçamento está estourado, saiba que está redondamente enganado. Ninguém se sente bem tendo que solucionar problemas logo de manhã. Sabendo disso, antecipe-se em solucionar os problemas do seu setor para que seu chefe se sinta satisfeito e feliz.
Aprenda sobre o que é importante para ele e o satisfaça em nome do bom desenvolvimento da empresa e o bem de todos.
2. Comunique-se de maneira inteligente
Funcionários que se queixam, falam demais, elogiam o tempo todo e fazem promessas sem solicitação, não estão se comunicando com inteligência, e isto pode desencadear um profundo descontentamento em seus chefes. Procure sentir-se mais preocupado em não gastar o seu tempo ou o tempo das outras pessoas, minimizando as conversas durante o expediente, sendo mais direto, claro e objetivo em seus anúncios, e, fazendo elogios no momento certo.
3. Saiba como pedir aumento de salário
O momento de pedir aumento de salário pode ser muito difícil, mas se o fizer do jeito certo, poderá se sentir menos estressado. A dica é preparar-se bem, saber o quanto ganham os funcionários que ocupam um cargo similar ao seu em outra empresa, descobrir se a empresa em que trabalha está em um bom momento e tem condições de lhe oferecer o aumento desejado e, esperar que uma realização importante envolvendo o seu setor coincida com a data na qual pretende fazer o pedido de aumento salarial a seu chefe.
4. Saiba lidar bem com as críticas
Ah… as críticas. O ser humano é um animal tão vaidoso, que não sabe lidar muito bem com a crítica, e acaba se enraivecendo com muita facilidade. Pense que se você cometeu algum erro, precisa solucioná-lo, e a crítica lhe fará bem. Procure não ficar enervado no momento em que a crítica estiver sendo feita, a calma lhe ajudará a compreender melhor o que o outro tem a lhe dizer.
Caso a crítica seja feita de maneira inadequada, foque na incapacidade do crítico e procure não se sentir insultado. As vezes as pessoas não pretendem ser maldosas, mas são incompetentes.
5. Tenha um plano B
Caso todas as sugestões acima falhem, e se seu chefe continue agindo demasiadamente inepto, não espere mais do que ele possa realmente te oferecer. Suporte a convivência com o mesmo até que outro ocupe o seu lugar, ou, deixe outras opções em aberto.
Desejamos que alcance o sucesso na carreira.