Uma empresa não consegue evoluir se não tiver um bom administrador para alcançar os resultados desejados. É ele quem deve supervisionar de maneira positiva, identificar e solucionar problemas do setor, apresentar as tarefas de modo claro e específico, reprimir e elogiar no momento certo e, contratar bons funcionários, além de, possuir habilidades técnicas sobre o trabalho na empresa.
Para saber se você possui estas e outras qualidades de um bom administrador e num futuro próximo elevará a sua empresa a níveis mais altos, criamos uma lista com fatores que indicam o seu bom ou mal desempenho.
10 sinais de que você não vem sendo um bom administrador
Se você costuma ter alguma destas atitudes citadas abaixo, saiba que pode estar empacando a evolução da sua empresa.
1. Repreende sem informação suficiente sobre o ocorrido na empresa
Repreender um funcionário sem uma causa justa demonstra que você age por impulso e emoção. Bons administradores são analíticos. Eles investigam o problema até encontrar a sua causa, para só então tomarem a decisão de repreender ou não um funcionário.
2. Repreende após haver passado muito tempo da infração do funcionário
Repreenda um funcionário infrator o mais rápido possível. Se você deixar passar muito tempo para só então fazer uma reprimenda, esta já não será tão eficaz.
3. Perde a calma com facilidade ao fazer uma reprimenda
Uma reprimenda jamais deve ter um tom de acusação e sim de resolução. Sendo assim, assegure-se de estar calmo quando precisar fazer uma reprimenda.
4. Costuma fazer suas reprimendas em público
A função da reprimenda é a mudança de comportamento de um funcionário e não a sua humilhação pública. Se assim o fizer estará provocando a sua ira ao invés de sua compreensão e emenda. Se precisar reprimir que seja em particular.
5. Concentra-se em generalidades
Ao tentar solucionar um problema não é capaz focar nos dados que possui, e se perde em generalidades.
6. Tende a ser parcial em relação aos funcionários
Entende que alguns funcionários merecem mais atenção e favorecimento que outros, e deste modo não permite que a equipe evolua como um todo. Retardando os resultados positivos do setor, se tornando atrasado.
7. Reprova as atitudes dos funcionários mas não orienta
Reprovar, discriminar e reprimir sem orientar é o mesmo que nada. O administrador que não sabe orientar está apenas colaborando para o fracasso do funcionário e do consequentemente do setor em que ele atua.
8. Opta por não motivar
Para motivar não precisa muito, basta afirmar que se o mesmo fizer do jeito certo atingirá o desempenho esperado. Funcionários que não são motivados se acomodam e rendem pouco, o que pode ser muito prejudicial para a empresa. O administrador que sente dificuldade em motivar por não ter sido educado num ambiente que favorecesse tal comportamento, deve se esforçar para se adaptar a esta necessidade.
9. Costuma deixar os problemas sem uma conclusão
Quando há um problema na empresa, é preciso investigar, encontrar a causa, solucionar e, chegar a uma conclusão. Só assim você poderá evitar que o mesmo ocorra novamente. Para tanto pergunte-se: O que aconteceu? Por que aconteceu? O que mudará? Quando? Quais serão as consequências caso as mudanças não sejam feitas?
10. Dá continuidade a um assunto encerrado
Caso tenha ocorrido um incidente e este incidente já tenha sido solucionado, encerre o caso definitivamente. Volte a rotina normal sem ficar remoendo o passado ou relembrando seus funcionários sobre um assunto que deveria estar no passado.
Esta lista deverá fazer com que você analise a si mesmo e chegue a algumas conclusões difíceis de encarar. O que será muito bom para você, seus funcionários e sua empresa. Desejamos sucesso.