Tendemos a pensar que os ricos são mais felizes, mas por que não seria o contrário? Considerando que a felicidade é um estado de espírito, o PHD em psicologia e professor da Universidade de Londres, Adrian Furnham, acredita que a felicidade é que torna as pessoas ricas.
Sim, embora haja uma discussão religiosa intensa por trás desta ideia “materialista”, na verdade esta questão pode ser bem científica. O que os pesquisadores descobriram, é que pessoas muito ricas nem sempre são felizes como se previa, e que pessoas felizes apresentam maiores chances de se tornarem ricas.
Como a felicidade pode te fazer ficar rico
Apesar do dinheiro ser um grande motivador para as pessoas que buscam o sucesso profissional, no final das contas, aqueles que se tornam ricos, geralmente não são felizes por causa do dinheiro. Segundo o professor há quatro pontos a considerar pela psicologia, que são capazes de comprovar seu pensamento, são eles:
1. A expectativa por salários mais altos pode ser desgastante
Quando trabalhamos na expectativa de aumentar nossos ganhos, nos desgastamos física e psicologicamente. O dinheiro é o principal motivador, mas a quantia deve ser grande para que valha realmente a pena, e este nem sempre é o caso. Também deve-se considerar que, ao ser promovido o empenho e a responsabilidade geralmente passam a ser maiores que as atuais, e talvez a quantia em dinheiro favorecida não compense a ausência com a família e a falta de descanso.
Então, conclui-se que, se você não pode ser feliz vivendo de maneira desgastante para alcançar o sucesso, o dinheiro neste caso, certamente não lhe trará grandes benefícios.
2. É frustrante quando toda a equipe recebe aumento de salarial e não só você
O aumento de salário ou ganho mensal pode ser um grande motivador, mas o efeito promovido pela quantia favorecida logo se torna menos significativa ao perceber que todos da equipe foram beneficiados da mesma forma, com o mesmo aumento salarial recebido por você. As pessoas se sentem menos motivadas quando percebem que todo o seu esforço e empenho sobre o trabalho, foi reconhecido de forma igual pela empresa. Por isso, mesmo com mais dinheiro no bolso, é comum que ainda se sintam insatisfeitas e infelizes. A satisfação e a felicidade neste caso, deverá estar no orgulho pela execução de um bom trabalho.
3. É frustrante pagar impostos sobre todo o dinheiro que se ganha
A primeira vista, ganhar muito dinheiro pode ser bastante compensador, mas depois da euforia as pessoas voltam a ser como sempre foram. Foi constatado que, ao notarem que praticamente a metade daquilo que se ganha é gasto em impostos, frustram-se por se esforçarem tanto.
4. Ficar rico de um dia para o outro pode ser deprimente
Um estudo envolvendo pessoas que ficaram milionárias do dia para a noite, demonstra que estas primeiramente se sentiram muito felizes mas depois entraram num estado pior do que estavam antes de receber o dinheiro. Muitas se deprimiram e acabaram por se sabotarem. Gastaram toda a quantia premiada e voltaram a estaca zero.
Seja feliz e fique rico
Mas se o dinheiro não traz a felicidade, a felicidade pode trazer o dinheiro? Curiosos em relação a esta questão, os pesquisadores reuniram 90 mil jovens, e após meses de pesquisas, eles dizem que a resposta é sim. Pessoas felizes estão sempre mais bem dispostas e motivadas. Elas aumentam as suas próprias chances de serem contratadas, buscam soluções inovadoras, são mais atraentes, carismáticas e entusiasmadas. Por não andarem deprimidas e descontentes, são capazes de se concentrarem mais no trabalho e na resolução de problemas diários, demonstrando maior capacidade.
A força de vontade destas pessoas não surge de um sacrifício, mas da própria intenção. O que torna o trabalho mais prazeroso, criativo, inovador e com lucros inesperados.
Se você não anda feliz no trabalho, saiba que procurando a sua própria felicidade antes de tudo, alcançará o sucesso.