Como em todo tipo de negócio que se inicia, há desafios com os quais não contamos, seja por falta de conhecimento ou experiência, e não há nada que possa substituir este período de aprendizado entre o empreendedor e a nova empresa. Mas, nós podemos alertar para alguns erros que a maioria dos empreendedores iniciantes cometem, assim você poderá se sentir melhor preparado.
6 erros de empreendedores iniciantes
1. Escolher uma equipe fraca é um erro comum entre empreendedores iniciantes
Especialistas comparam a escolha da equipe de trabalho com a escolha do time de futebol na escola. Você sabe que pode contar com seus amigos para se divertir, mas precisará de bons jogadores para poder vencer o jogo. Sendo assim, escolha bons profissionais, como aqueles que são capazes de lhe auxiliar na abertura da empresa, criação de logotipo, layout, designe e outros detalhes necessários para se oferecer um bom produto.
2. Não saber como calcular o preço justo do produto pode levar a empresa à falência
Calcular o preço do produto (na teoria) é fácil, basta somar os custos e multiplicar por três, mas, o cálculo dos custos precisa ser exato. A CEO Sara Shaw, hoje na Entrepenete, conta que, quando começou numa fábrica de bolsas, não sabia que era preciso fazer o cálculo da metragem quadrada do tecido incluindo o tecido desperdiçado. O resultado foi um cálculo errado sobre os custos para a fabricação das bolsas e um consequente erro sobre o preço passado para o cliente. Ela acarretou dívidas e precisou investir dinheiro do próprio bolso na empresa, que acabou não resistindo e fechando as portas em 2002.
3. Demorar demais para apresentar o produto ao público pode consumir todo o dinheiro da empresa
Se você demorar muito para chegar a conclusão de que seu produto é perfeito para o mercado, poderá gastar muito dinheiro e não chegar a concluir o projeto. A dica é simplificar ao máximo para conseguir vender o mais rápido possível e recuperar logo o dinheiro investido para lançar produtos ainda melhores no mercado.
4. Depender de sócios para tocar um empreendimento pode ser perigoso caso a sociedade chegue ao fim
É comum encontrar empreendedores que investem tudo em uma sociedade que no final das contas não dá certo. O problema maior está em depender do sócio para a empresa poder funcionar. Invista em conhecimento e não dependa de ninguém.
5. Não investir em advogados pode ser um problema para empresas iniciantes
As empresas iniciantes no mercado devem contar com advogados para redigir contratos ou fornecer instruções importantes entre sócios, clientes e fornecedores. Alguns empresários mais experientes garantem ter perdido muito mais dinheiro deixando de receber pagamento de clientes ou o fornecimento de produtos, do que, se tivessem contratado um advogado para cuidar dos interesses da empresa.
6. Acreditar que investir em Marketing é besteira pode ser um grande erro
O marketing é a base de qualquer negócio, é preciso que haja um investimento qualquer nesta área. Não pense que criar um blog e uma página no Facebook tornará a sua empresa conhecida e por isso alcançará o sucesso. Até mesmo a publicidade online, pra valer a pena, é paga, e os resultados surgirão após 6 ou 4 meses.
Procure prevenir-se destes erros. Desejamos sucesso!