As perucas de cabelo natural, apliques e alongamentos, são produtos lucrativos que garantem o sucesso de algumas empresas no Brasil. A matéria prima vem da Índia, onde os cabelos podem ser comprados diretamente dos templos sagrados. Os fiéis peregrinos oferecem seus cabelos compridos como sacrifício aos deuses, já que na região, cabelos longos e saudáveis representam prosperidade.
Existem aproximadamente 500 templos espalhados pelo país, e um deles chega a receber até 40 milhões de peregrinos por ano. Os cabelos são separados, pesados e vendidos através de leilões virtuais. Nestes leilões, 1 kg de cabelo indiano chega a custar até 500 dólares dependendo do tamanho dos fios e coloração.
Empresas de todo o mundo optam pelos cabelos da Índia, por serem virgens, ou seja, são cabelos que não passaram por químicas como, tintura ou processos de alisamento. Lá, a população não cultiva estes hábitos de beleza tão comuns no ocidente. Os cabelos indianos são tratados por empresas sulistas da região, que penteiam, esterilizam e selecionam as madeixas para a venda.
Como montar uma loja de perucas de cabelo natural
Antes de mais nada, crie um planejamento de negócios objetivo, claro e eficiente. Para tanto, pesquise, analise e providencie o capital necessário para a realização do seu negócio. As lojas de perucas de cabelo natural podem ser montadas em espaços simples, onde o produto é costurado em telas de tecido especial para perucas. Esta tela especial imita o couro cabeludo e deixa o aspecto dos fios muito próximo do cabelo real, o que é uma excelente característica para pessoas que pretendem ser discretas. Neste mesmo espaço, também podem ser costurados os apliques tique-taque e alongamentos, que renovam o visual em minutos por serem muito práticos.
O cabelo, após costurado, é lavado, cortado e penteado, para garantir um lindo visual. Saiba o que será preciso para iniciar o seu negócio de perucas.
- Estrutura da loja de perucas: A loja de perucas deve conter um local para o tratamento dos fios de cabelo, lavagem e costura do produto, 1 escritório, banheiros e 1 área para a venda das perucas, contendo vitrine e manequins de rosto.
- Equipamentos: Se você for tratar os fios e criar as perucas, precisará de, máquinas de costura, tesoura, pia para lavagem das perucas, manequins de rosto, prateleiras, e armários para organizar os utensílios necessários para a confecção. Vitrine, telefone, balcão de atendimento e computador.
- Localização da loja de perucas: O produto é vendido, em sua maioria, para pessoas em tratamento de câncer. Com a auto estima abalada, elas optam por belas perucas para compor o visual. Assim, convém que a loja de perucas fique próximas a hospitais que tratam destes pacientes.
- Investimento inicial: De 50 mil a 100 mil reais de acordo com planejamento. Neste valor estão incluídos os custos com reformas e estoque de produtos.
- Público alvo: Pacientes de quimioterapia.
- Faturamento mensal: De 50 mil a 180 mil reais.
- Risco do negócio: médio.
Mercado de perucas no Brasil
O mercado de perucas não demonstra queda no mercado, pelo contrário, ele vem evoluindo e chegou a alcançar um crescimento de mil por cento no atacado. As lojas especializadas vendem em média de 50 a 100 perucas por mês, que custam de 500 reais a até 3 mil reais.
Nos salões a demanda é significativa, alguns costumam utilizar muitos apliques e alongamentos, e atendem pelo menos de 300 a 400 clientes com intenção de utilizar o produto com cabelo natural.
A vantagem do negócio é oferecer um produto que pode ser utilizado em qualquer época do ano, e o risco é sofrer com a escassez do produto ou, ter a mercadoria roubada. Os cabelos, uma vez roubados, não oferecem condições de serem encontrados novamente, pois não possuem certificado ou número de série.
Onde comprar perucas da Índia
A internet facilita muito a vida dos interessados em trabalhar com o produto. Você pode encomendar em sites de produtos importados onde há fabricantes e fornecedores de perucas indianas. Alguns destes vendedores oferecem frete grátis. Se encontrar alguma dificuldade, ou não tiver muita experiência, contacte uma importadora de cabelos.
Mas lembre-se, se você for encomendar estes produtos em grande quantidade e com o CNPJ da sua empresa, saiba que será necessário a aprovação da ANVISA para a importação.
Como abrir uma empresa de perucas
Para abrir uma empresa no setor de perucas contrate um contador na sua cidade. Ele deverá cuidar da abertura da firma, registros municipais, estaduais e federais necessários e, adequará a sua empresa de acordo com a legislação estabelecida par ao seu tipo de negócio. Desejamos sucesso.
quero comprar cabelo
Bom dia, achei o texto interessante, porém, não concordo com a informação que a loja deva ser montada perto de hospitais que tratam de câncer… É muito mais amplo que isso…
Pacientes com câncer sim, mas travestis, transformistas, homens que não querem ficar carecas, pessoas com alopecia e vários outros motivos.
E quanto o valor do investimento