É importante lembrarmos de nossos sonhos, pois nossos sonhos nos definem. Quando não sonhamos mais, estagnamos e deixamos de nos desenvolver, evoluir e prosperar. Não é difícil deixar de sonhar quando nos encontramos em situação difícil, em que temos de trabalhar para conquistar dinheiro. Neste ponto começamos a nos esquecer de nossos sonhos, pois o dinheiro se torna o nosso maior objetivo. Esta questão tem relação direta com nossos compromissos e responsabilidades recém adquiridas, alem de, falta de coragem, perseverança e apoio.
Como perdemos nossos sonhos
Se você não está se sentindo motivado, seus sonhos foram assassinados, e sem eles você não irá a lugar algum.
Começamos a perder nossos sonhos quando necessitamos abrir mão deles para nos dedicarmos ao trabalho duro e incansável. Estes são os principais assassinos dos sonhos:
- Responsabilidades: Para assumirmos com responsabilidade nossas contas e hipotecas, não temos tempo para sonhar.
- Rotina: As necessidades dos filhos, da esposa e da empresa em que trabalha, sempre vêm em primeiro lugar.
- Falta de apoio: Muitas vezes o sonho de um negócio próprio e a necessidade de mudar de vida, pode não ser bem vista pela família e amigos mais próximos.Já que são nosso alicerce, tendemos a não nos arriscar e nos mantemos em território seguro.
- Falta de coragem: As pessoas que são nossos dependentes, precisam estar seguras, e só em pensar em desapontá-las caso algo aconteça de errado, nos deixa comovidos e por isso hesitamos.
- Desistência: Há pessoas que mesmo com o apoio da família, se vêem num caminho muito penoso até os sonhos, e desistem.
Como recuperar os sonhos perdidos
Os sonhos são nossos próprios incentivadores.
Com o passar dos anos já nem nos lembramos mais quem somos, nossos sonhos se perderam, e com eles partiram nosso entusiasmo e a alegria de viver. Primeiramente não relacionamos nossas frustrações aos sonhos, ou à perda deles, tentamos descobrir um motivo banal para a nossa falta de entusiasmo. Apenas quando procuramos ajuda é que nos damos conta da terrível perda.
Para nos recuperarmos de uma tristeza profunda, ou melancolia, sem causa aparente, temos de voltar a ser crianças, e nos esforçar para nos lembrarmos o que nos motivava a sorrir. Desta forma podemos começar a nos redefinir como pessoa, para então, traçarmos nossos caminhos de forma mais concreta, tranquila e definitiva.
Quando amamos o que fazemos nos tornamos bem sucedidos, e amamos nossos sonhos. Qual sonho é o seu?