Muito tem se falado sobre coaching no Brasil, mas o que é Coaching? A palavra “coaching” define o processo no qual o “profissional” auxilia, acompanha e encaminha seu cliente a atingir seus objetivos através de seus próprios conhecimentos como um treinador. A partir de metodologias cientificamente analisadas e aprovadas, o coaching se estabelece em linguagem e filosofia comuns no mundo todo, o que demonstra que esses profissionais seguem um conceito, e são altamente treinados.
Para cada cliente haverá um modelo de acompanhamento específico pois, cada cliente desenvolve necessidades individuais.
Qual é a função do coaching
A função do coaching é auxiliar o cliente a atingir suas metas de forma objetiva, ou seja, este processo não envolve práticas de cura emocional, ele atua de forma a:
- Auxiliar empresas e pessoas a se desenvolverem mais rapidamente.
- Focar os objetivos do cliente para atingir o sucesso.
- Estabelecer novas metas e perspectivas para o maior desenvolvimento do cliente.
- Estabelecer métodos e práticas que façam com que seus clientes possam ampliar a concepção sobre si mesmos, sobre o mundo e sobre as pessoas.
Estes aspectos do coaching, geralmente se confundem com atividades de treinamento, terapia, consultoria, ensino e auto ajuda.
Quem pode utilizar o coaching
O coaching foi primeiramente desenvolvido para atletas . O treinador Timothy Gallwey e seus livros, revelaram ao mundo como devemos vencer nossos hábitos e características mentais para alcançar nossos objetivos e um maior desempenho pessoal e profissional. O treinador percebeu que o atleta obtém maior êxito quando atua de maneira a compreender o verdadeiro oponente, que se trata dele mesmo. A partir deste princípio, o método passou a ser utilizado para auxiliar pessoas e empresas a alcançarem o sucesso vencendo suas próprias fraquezas.
Como o profissional coach não necessita ter formação específica na área em que o cliente atua, seus serviços podem ser úteis nos mais diversos setores.
Tipos de coaching
Existem diversos tipos de coaching, entre eles alguns dos mais relevantes são:
Coaching executivo: Atua de forma a auxiliar o executivo a se desenvolver pessoal e profissionalmente. Contribui para a identificação de metas, objetivos, e propósitos da empresa no mercado em que atua. Permite que a pessoa se identifique e se reconheça tanto na vida social quanto na profissional, para que assim possa lidar com as próprias faltas e fraquezas, vencendo obstáculos e evoluindo consideravelmente.
Coaching pessoal: Atua de forma a auxiliar a pessoa a se desenvolver em diversas áreas, como no setor de administração de contas, administração do tempo, emagrecimento, casamento, entre outros. A pessoa entende que precisa enfrentar seus problemas de modo a vencer seus hábitos negativos e, entende a necessidade de criar e estabelecer metas para a sua evolução.
Coaching de performance: Atua de forma a desbloquear, através do auto conhecimento, as atividades naturais do profissional, permitindo que o mesmo reconheça a necessidade de evolução por responsabilidade de desenvolvimento profissional. Estas são práticas adotadas com rápido retorno, especialmente por tratar de setores de venda, como acontece geralmente.
Um coach não possui formação acadêmica de treinador pessoal. Para se tornar um coach é necessário passar por cursos de especialização. Os mais interessados são treinadores técnicos, psicólogos, terapeutas e consultores. O curso de coaching custa em média até 6 mil reais e pode ser concluído em alguns meses, dependendo da especialização que se pretende.
Franquia Empresa Tudo sobre empresas e como abrir o seu negócio



