Além de uma boa localização e decoração atraente, você deverá se preocupar com alguns aspectos que podem ser cruciais para o sucesso do seu restaurante. Uma boa refeição, uma equipe eficiente e a sua presença, podem fazer toda a diferença neste ramo. Saiba como fazer da maneira certa para obter prosperidade no seu negócio e superar a concorrência.
3 iniciativas para alavancar o seu restaurante
Criar uma identidade forte para seu restaurante pode não ser uma tarefa fácil, por isso observe as dicas que separamos para você se sair bem.
1. Seja inovador
É importante que a sua refeição seja diferente daquelas consumidas em outros restaurantes, não somente no tempero elaborado, mas também na maneira de servir, atender e conquistar o cliente. Seus pratos precisam ser originais, criativos e inspiradores. Existem centenas de restaurantes pela cidade, por que eu deveria escolher o seu? Qual é o seu diferencial? Se você já possui este diferencial, permita-se ser reconhecido por ele. Crie banners ilustrativos que demonstrem a sua qualidade única, destaque tal qualidade nos cardápios e espalhe pela loja.
Outro fator importante a ser levado em consideração, é ter algum comprometimento social com o seu bairro. Comprar alimentos da sua região, contratar e treinar funcionários que morem próximos ao seu comércio e, ter um chefe de cozinha. Muitos donos de restaurantes consideram a contratação de um chefe de cozinha um investimento muito alto e por isso não o fazem. Mas eles deveriam considerar este investimento como uma garantia de projeção para o seu negócio.
Os chefes de cozinha possuem conhecimento sobre a elaboração dos pratos, escolha dos alimentos e práticas de uso corretos e higiênicos, que evitam o desperdício dos alimentos e a contaminação. Estes dois fatores por si só, já fornecem mais segurança ao contratante.
2. Crie uma equipe eficiente
No que diz respeito a trabalho em equipe, uma cozinha de restaurante precisa ser nota 11. Isto por que, o bom andamento do serviço de cozinha reflete a qualidade no atendimento do seu negócio. Eles precisam ser equilibrados, disciplinados e eficientes. É bom lembrar que seus clientes querem ser servidos como a realeza ao escolherem o seu estabelecimento para uma refeição com a família.
Para facilitar este trabalho crie um processo que favoreça com que o grupo realize as tarefas estipuladas, ao invés de poderem optar pelo trabalho por conta própria. Este processo também pode ser utilizado através do método de revezamento, tudo irá depender do quão à vontade o grupo irá trabalhar.
Certifique-se de que o chefe de cozinha ou o cozinheiro, conta com uma equipe treinada para atendê-lo, tanto na cozinha como no atendimento. Os garçons precisam conhecer o cardápio para poder explicá-lo aos clientes do restaurante, são eles os que mantém contato direto com o público e por isso precisam estar bem preparados. Também deverá ser através deles que muitos comentários e críticas poderão ser observadas, sendo assim, não despreze suas observações.
3. Construa uma imagem atraente
O seu restaurante não falha, quem falha é você. Tome para si esta responsabilidade e perceberá que se algo deu errado durante o dia com os serviços prestados pela sua empresa, o único responsável foi você. Inicie este processo realizando uma autocrítica, assim, perceberá que há muitos fatores sobre você, que podem ser aperfeiçoados. Ouvir a opinião dos cozinheiros, garçons e toda a equipe, pode ser uma atitude inteligente, já que assim você pode ter um mesmo problema sendo observado a partir de pontos de vista diferentes. Esta atitude também lhe trará respeito e admiração.
Invista em cursos para aperfeiçoamento de gestão e aproveite ao máximo todas as oportunidades para continuar crescendo.
Desejamos sucesso em seu empreendimento.