Um hotel lucra com o aluguel de celas em uma antiga prisão mal assombrada em Latvia, próximo da Lituânia. A prisão, conhecida como Karosta, atuava como Porto de navios ou guarita. O prédio foi construído em 1900, e esteve ativo até 1997. Era um lugar onde, inicialmente, servia para manter os militares que apresentavam mal comportamento. Mas com o tempo, e a mudança de poder, foram incluídos entre os prisioneiros, revolucionários, marinheiros, sargentos, desertores, inimigos de Stalin, e, soldados, tanto soviéticos como soldados da Letônia, além de outros rebeldes.
O local, na época, era considerado o inferno na terra. Algumas inscrições nas paredes do antigo presídio declaram o tamanho sofrimento que ocorria ali. Por isso, acredita-se que até hoje, o local seja mal assombrado. Coisas inexplicáveis acontecem no local, tais como, luzes que se apagam sozinhas, chaves de celas que desaparecem, passos nos corredores e outras situações desagradáveis como sensações sentidas pelos visitantes.
O que o hotel Karosta Prision oferece aos turistas
No hotel há um museu que possui muitos artefatos da II Guerra mundial, uma sala de estar da mesma época, um escritório com todos os objetos do diretor do presídio, uma outra sala onde você poderá assistir a um documentário de 16 minutos sobre a construção do presídio, e um local onde você poderá comprar suvenires.
As visitas sempre são acompanhadas por um guia, e há áudio disponível em diversas línguas, entre elas, inglês, alemão, russo e lituano.
Tanto os visitantes quanto os hóspedes, têm a oportunidade de provar da mesma comida dos prisioneiros naquela época. A cantina oferece as guloseimas típicas como antigamente. Os quartos ou dormitórios, são celas, onde o visitante dorme em camas de ferro ou alambrados no chão.
Essa experiência custa em média, para estudantes, 5 dólares. O hotel possui disponibilidade para receber até 10 pessoas por noite, e é preciso fazer reservas. O local ainda realiza casamentos, aniversários, eventos corporativos e eventos esportivos, para garantir que estejam aproveitando bem o espaço.
Qual é o segredo do sucesso deste hotel?
Há muitas coisas que podemos aprender sobre empreendedorismo com este hotel soviético. Uma delas é ser autêntico. Cada negócio, em cada canto da cidade, possui uma autenticidade que deve ser mantida, explorada, e, cultivada como patrimônio histórico. Seja a broa da vovó, o queijo mineiro, ou a decoração rupestre do local. Cada detalhe do seu negócio tem uma história pra contar, e se esta história é verdadeira, ela vale ser representada no seu hotel ou na sua pousada.
Outra proposta que devemos absorver neste caso, é o marketing utilizado pela administração. Eles exploram um nicho do mercado que é apaixonado por ficção e aventura. Na sua maioria jovens estudantes.