Não é incomum nos depararmos com pessoas que buscam operar o próprio negócio considerando a possibilidade de ganhar um salário mais alto do que o de um funcionário. Mas poucas consideram que muitas vezes o salário do patrão pode ser, menor até, que o de um assalariado. As empresas precisam de investimento inicial e acompanhamento, raramente gerarão lucros imediatos a seus empreendedores. A necessidade que a empresa tem de manter um tempo para se estabilizar no mercado e enfim gerar lucros, pode obrigar você a desembolsar mais do que esperava ganhar.
Então, qual deverá ser o seu salário como patrão? Bem, esta questão envolve uma série de análises entre o setor administrativo da empresa, sócios e até funcionários. Observe algumas dicas que poderão auxiliá-lo a encontrar o valor ideal do seu salário inicial.
Qual deve ser o seu salário como patrão?
Observe os seguintes passos que o levarão a concluir o seu salário como patrão de uma empresa.
Defina a sua função dentro da empresa
Antes de estipular um salário mensal para você, dentro da própria empresa, identifique o seu cargo. O que você faz dentro da empresa? Em qual setor atua? Quanto um profissional como você ganha trabalhando em outras empresas? Se você estiver atuando em mais de um papel, como é muito comum acontecer inicialmente, faça uma média entre esses dois ou mais, salários.
É importante não querer ganhar demais na fase inicial de uma empresa devido aos inúmeros impostos e obrigações existentes. Seja ponderado pois até que a empresa se estabilize será necessário manter um capital de giro excelente.
Estipule uma possível evolução salarial com base no fluxo de caixa da sua empresa
O fluxo de caixa atua sobre os créditos e débitos da empresa. Você poderá realizar uma projeção salarial com base no estudo do fluxo de caixa. Para tanto, recolha os dados sobre seu estoque, débitos e créditos, e estipule um prazo para estudo. Considere também, o crédito a receber, ou seja, compras parceladas feitas por seus clientes, e que deverão cair na conta da empresa nos meses seguintes.
Como estudar o fluxo de caixa
Saiba como deve ser feito o estudo sobre o fluxo de caixa:
- Estipule um prazo determinado para o estudo.
- Reúna informações sobre o crédito (dinheiro a ser recebido) dentro deste prazo estipulado.
- Reúna informações sobre o débito (dinheiro a ser gasto) dentro do prazo estipulado.
- Subtraia o resultado da soma total de débito da soma total de crédito.
- O resultado desta conta deverá ser o valor do seu fluxo de caixa, que pode ser positivo ou negativo.
Como aumentar o fluxo de caixa
Se você perceber a partir desse estudo que o seu ganho será reduzido devido a diversos fatores observados, considere realizar algumas promoções, brindes, ou serviços gratuitos para atrair novos clientes. Mas atente para o número de vendas e o seu estoque. Lembre-se que se você atrair mais compradores, estará esvaziando o seu estoque, então uma porcentagem deste lucro deverá ser usado para recompor os produtos vendidos pela empresa.
Leia: 5 Dicas para ganhar dinheiro com fluxo de caixa
Realize uma reunião administrativa
Reúna-se com o setor administrativo da empresa para definir qual deverá ser o seu salário. Se a empresa estiver gerando lucros, é importante retirar a porcentagem ideal para você como patrão. Ao invés de exagerar na sua porcentagem pessoal, prefira retirar-lhe o que é justo, e permita que uma parte dos lucros seja colocado como capital da empresa.
Esta atitude sensata, propiciará que a empresa evolua de maneira saudável e consistente.
Caso os administradores e você, como patrão, cheguem a um consenso, realize um contrato formal contando com a participação de todos os envolvidos, desta forma não restará dúvidas sobre a sua integridade e responsabilidade para com a sua empresa.