É de se admirar que algumas empresas ainda resistam a internet. Sendo o Marketing e a publicidade tão caros, enquanto que a internet acessível e barata, qual seria a razão pela qual as empresas tendem a evitar esse recurso? É certo que o modelo de marketing digital revelou-se uma novidade formidável para algumas empresas que prontamente se ajustaram e fidelizaram clientes na rede, mas e quanto ao restante delas? Desenvolvemos algumas questões que podem nos auxiliar a entender e desmistificar esse medo.
Por que as empresas ainda resistem a internet?
A internet acessível a todos revolucionou o meio de comunicação e interação entre as pessoas, e criou novas formas de se realizar negócios financeiros. São 85 milhões de usuários somente no Brasil, sendo que a maioria deles tem acesso à rede no trabalho, no ônibus , no caminho para casa ou na escola. Esses brasileiros passam cerca de 70 horas por mês interagindo e conversando sobre os mais diversos assuntos na web, e o Marketing encontrou maneiras de interagir com eles atuando com publicidade e favorecendo que as empresas se tornassem mais acessíveis nesse meio.
Mas algumas empresas ainda se sentem inseguras em relação ao Marketing na internet. Uma pesquisa americana revelou que muitos empresários sentem medo de arriscar e fracassar. A rejeição assusta principalmente aquelas empresas que já estão indo bem offline, e podem dizer que se sentem seguras com o número de clientes que conquistou.
Mas essas empresas se esqueceram de que para lançar um produto no mercado foi necessário coragem. Assim como a coragem foi o principal motivo pelo qual o seu negócio se tornou a empresa que é hoje.
Tempo
A falta de tempo tem sido a segunda maior desculpa dos empresários que evitam a internet. Eles alegam não ter tempo para ficar na rede, atualizar dados ou interagir com o público. Ora, mas é pra isso que existe as agências de Marketing digital. São elas que cuidam da criação do site, criação das páginas sociais, e criam publicidade online através de pesquisas sobre o publico alvo.
Certamente que sendo o dono da própria empresa, não encontrará tempo para cuidar do Marketing e da publicidade online, é preciso delegar essa tarefa.
Desconfiança
Embora sejam mais baratas e acessíveis do que a publicidade televisiva, muitos empresários se sentem desconfiados e preferem não encomendar os serviços das agências de Marketing digital por desconhecer completamente como funcionam. Mas contratar uma delas não é nenhum bicho de sete cabeças. Essas agências possuem CNPJ, são idôneas e emitem nota fiscal. Caso o serviço não seja entregue, é fácil recorrer à justiça e pedir que seja ressarcido.
As agências de Marketing online possuem um trunfo que pode ser usado contra elas mesmas caso não estejam agindo corretamente, a própria rede. Então, antes de contratar uma agência de Marketing digital, faça uma pesquisa sobre a empresa na rede, em sites de reclamação online e no perfil social da empresa.
Medo da competição
A concorrência na internet pode ser acirrada, mas nela é possível rastrear os interesses dos usuários e oferecer a eles o produto que estão procurando. Na rede tudo fica registrado, basta que uma equipe especializada realize uma pesquisa de rastreamento e encontre o público para o qual o seu produto é vendido. A competição se torna menor por que a publicidade pode ser realizada de forma bem segmentada e até regional.
Como começar a investir na internet?
Pra começar a investir na internet procure por uma agência especializada na criação de sites, Marketing e Publicidade online. Os valores geralmente podem ser divididos em até 12 vezes e não ultrapassam os R$1200,00.
Já, para a criar um e-commerce, você deverá desembolsar um pouco mais. O valor de um site e-commerce gira em torno de R$7.000,00. Achou caro? E quanto você gastaria para montar uma loja comercial? Se fizermos um comparativo, os custos com o aluguel da loja, vitrine, estoque e estacionamento, serão superiores. Faça as contas e veja se é compensatório para você e a sua empresa.