Interessados no sucesso do próprio negócio e a procura de franquias, o empreendedor precisa estar atento a alguns aspectos importantes, que devem ser observados na escolha de uma franquia. Para orientá-los relacionamos 10 dos principais cuidados que devem ser observados antes de se tornar um franqueado:
1. Escolha o segmento de franquia de maior interesse: Os segmentos se dividem em, vestuário, alimentação, saúde e beleza, educação, turismo e prestação de serviços.
2. Selecione as marcas: Existem várias marcas de franquias disponíveis no mercado, algumas delas, já consolidadas, e o futuro franqueado deverá selecionar aquela com a qual se identifique de alguma forma.Mas também há muitas franquias novas que pretendem ganhar espaço no mercado oferecendo algum diferencial, ou produto inovador, estas devem ser adquiridas pelo empreendedor visionário, com capacidade de prever o potencial de sucesso do produto.
3. Valores cobrados: As franquias cobram taxas que variam de acordo com cada modelo oferecido pelo franqueador, como, royalties (valores pagos por direito autoral), publicidade (divulgação da marca, produto ou serviço), e taxa de franquia (valor pago no momento da assinatura do contrato entre franqueador e franqueado, permitindo o uso da marca e pagamento de serviços como, treinamento e cursos).
4. Capital para investimento: Para investir em uma franquia barata de sucesso, é ideal que o empreendedor tenha disponível para investimento, pelo menos 50% do valor total do custo para adquirir a sua franquia.
5. Escolha do ponto: É comum os franqueadores auxiliarem na escolha do ponto comercial em que se estabelecerá a franquia, portanto, se tiver um ponto comercial em mente, verifique se o mesmo corresponde ao padrão da franquia a ser adquirida.
6. Solicite a Circular de Oferta de Franquia: De acordo com o artigo 3º da Lei de Franquias, assim que escolhido o modelo de sua preferência, você deve pedir a Circular de Oferta de Franquia.Esta traz a todos os dados referentes ao bom andamento do acordo entre o franqueador e o franqueado, contendo informações como, balanços contábeis, descrição do negócio, condições contratuais para a sucessão pós morten, serviços a serem prestados, taxas como publicidade e royalties e, registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).Este contrato deverá ser escrito em Português e, analisado por um advogado especializado em franshising.
7. Converse com os parceiros da franquia: Saiba dos franqueados da rede, qual é o nível de satisfação que a rede de franquia lhes proporciona, e, em caso de rescisão de contrato, procure informações sobre o motivo do desligamento da rede.
8. Não realize pagamentos adiantados: O pagamento de qualquer taxa só deverá ser paga após dez dias do recebimento da Circular de Oferta de Franquias.
9. Pesquisa de Mercado: Faça uma pesquisa de mercado para saber o quanto o produto tem de saída.
10. Pesquise o registro da empresa no INPI: Procure saber através do site www.inpi.gov.br, se há o registro da marca de interesse e, verifique o titular da mesma.