Nada mais, nada menos que 44% de consumidores brasileiros estão incluídos na classe C. O consumismo tomou conta de consumidores com este perfil. A Classe C é hoje um dos maiores alvos das empresas de bens de consumo. Com o acesso mais fácil ao crédito e salários um pouco mais satisfatórios, o público C mudou o comportamento, antigamente compravam produtos baseados no preço, atualmente o que realmente conta é a qualidade.
É possível afirmar que alguns hábitos mudaram, hoje existe uma menor fidelidade a produtos e marcas, os hábitos de consumo optam pelo mais prático, há mudança no padrão de realidade imediata e, as saídas para realizar as refeições fora de casa aumentaram, todos esses itens simbolizam a transformação ocasionada na classe C. Quase 40% dos consumidores C decidem a compra com o incentivo de um produto de qualidade. Mais de 20% possui computador em casa e 6% tem internet e tv paga. Ainda 30% de todo o consumo acontecem nos mercados e açougues. A visita aos salões de beleza e as compras de produtos neste segmento aumentaram e já fazem parte da rotina dessas mulheres.
Além dessas alterações de comportamento, a concorrência aumentou e as diversidades de produtos para este público também, sem contar que com esse aumento gradativo o incentivo para o desenvolvimento de classes inferiores vem auxiliando as empresas de bens de consumo. A classe C não pensa apenas no consumo próprio, como também em bens para a casa e para a família.
Essa classe é o grande diferencial do consumo brasileiro, tende a crescer cada vez mais de forma bastante rápida.Apostar nesse público para alavancar o crescimento das empresas, é a aposta do ano de 2011.
Carolina do Prado Zanaro.