O crescimento do turismo no Brasil é satisfatório devido à acessibilidade aos pacotes e as formas de pagamento, esse tipo de investimento se torna ainda mais interessante com a chegada da Copa em 2014 que será no Brasil, e as Olimpíadas de 2016. Dessa forma o turismo vem ganhando espaço, se posicionando no mercado , atraindo novos investidores e fortalecendo o ramo de franquias de turismo.
Outro fator que ajuda no crescimento do turismo é a diversidade que o Brasil oferece, atraindo não apenas os brasileiros mas também muitos estrangeiros.Como o turismo não se limita apenas a agências que oferecem diversos pacotes de viagens, e seus serviços podem se estender a empresas de aluguel de carros, intercâmbio e hotelaria, uma franquia de turismo poderá ser mais atraente para investidores que preferem ser guiados por um modelo já bem estruturado no mercado.
São muitas as franquias de turismo com investimentos e objetivos variados, desde franquias home offices até lojas físicas, mas independente da franquia pela qual o empreendedor se decidir, vale definir o tipo de setor que realmente busca investir.
Para quem tem interesse em abrir uma franquia no setor do turismo, temos algumas opções e os investimentos iniciais apresentados são referentes a taxa de franquia, capital de giro e instalações.
A Franquia Almeida Viagens varia de 27 mil a 32 mil reais. O Clube de Turismo, também do segmento de agências, oferece franquia com investimento inicial que varia de 24 mil a 68 mil reais. Já o investimento para adquirir uma franquia da SBTUR Viagens fica em torno de 57 mil a 82 mil reais.
Para franquias de intercâmbio destacam-se a CI que exige um investimento inicial que varia de 60 mil a 180 mil reais e também a IE Intercâmbio no Exterior com investimento em torno de 56 mil a 70 mil reais.
Optar por uma franquia é sem dúvida um caminho mais prático, mas convém saber como administrar uma franquia, este trabalho requer conhecimento e habilidade em negócios.
Carolina do Prado Zanaro.